25 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEstudantes de Fisioterapia do IPS arrecadam prata por projecto de recuperação pós-covid-19

Estudantes de Fisioterapia do IPS arrecadam prata por projecto de recuperação pós-covid-19

Segundo lugar no ‘Angelini University Award’ conquistado com programa para pessoas com sequelas respiratórias

 

- PUB -

O projecto desenvolvido por oito estudantes de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, dedicado à recuperação de pessoas que estiveram infectadas com covid-19, arrecadou o segundo prémio na 12.ª edição do ‘Angelini University Award’, cuja cerimónia decorreu na passada semana, em Lisboa.

Em comunicado, a instituição explica que o projecto ‘ReCoV19 – Recovery from COVID19’, que “colocou no terreno um programa de telerreabilitação para pessoas que ficaram com sequelas respiratórias deixadas pelo vírus”, contemplou “30 utentes, que puderam aceder a uma solução alternativa de acompanhamento pós-alta, com a duração de oito semanas”.

- PUB -

“A intervenção consiste num conjunto de exercícios terapêuticos realizados em grupo e acompanhados à distância, visando a melhoria do controlo da respiração, da tolerância ao exercício e da qualidade de vida”.

A sua implementação “foi conduzida pelos estudantes, sob supervisão do fisioterapeuta Renato Reis e da docente Margarida Sequeira, coordenadora do curso de Licenciatura”.

Trata-se, de acordo com a responsável, de um “projecto com evidentes benefícios para ambos os lados da relação terapêutica”. Isto porque os utentes beneficiam da “redução dos sintomas de dispneia e fadiga e da melhoria da resistência ao exercício e da força muscular, além do reforço dos hábitos de actividade física autónoma”.

- PUB -

Já os estudantes, “além de terem realizado o estágio na área específica da Fisioterapia Cardiorrespiratória, desenvolveram competências de telerreabilitação”. O referido programa “conta com o apoio e divulgação da Associação INPIRO2, nascida em pandemia e dedicada à recuperação pós-covid-19”.

Além do projecto dos alunos de Fisioterapia do IPS, que arrecadou um prémio monetário no valor de cinco mil euros, o concurso, promovido pela farmacêutica Angelini Pharma, que visa “premiar ideias inovadoras implementadas por estudantes do Ensino Superior”, distinguiu igualmente na passada terça-feira “estudantes da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas e da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Bragança”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos
- PUB -