29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEstudantes de Fisioterapia do IPS arrecadam prata por projecto de recuperação pós-covid-19

Estudantes de Fisioterapia do IPS arrecadam prata por projecto de recuperação pós-covid-19

Segundo lugar no ‘Angelini University Award’ conquistado com programa para pessoas com sequelas respiratórias

 

- PUB -

O projecto desenvolvido por oito estudantes de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, dedicado à recuperação de pessoas que estiveram infectadas com covid-19, arrecadou o segundo prémio na 12.ª edição do ‘Angelini University Award’, cuja cerimónia decorreu na passada semana, em Lisboa.

Em comunicado, a instituição explica que o projecto ‘ReCoV19 – Recovery from COVID19’, que “colocou no terreno um programa de telerreabilitação para pessoas que ficaram com sequelas respiratórias deixadas pelo vírus”, contemplou “30 utentes, que puderam aceder a uma solução alternativa de acompanhamento pós-alta, com a duração de oito semanas”.

- PUB -

“A intervenção consiste num conjunto de exercícios terapêuticos realizados em grupo e acompanhados à distância, visando a melhoria do controlo da respiração, da tolerância ao exercício e da qualidade de vida”.

A sua implementação “foi conduzida pelos estudantes, sob supervisão do fisioterapeuta Renato Reis e da docente Margarida Sequeira, coordenadora do curso de Licenciatura”.

Trata-se, de acordo com a responsável, de um “projecto com evidentes benefícios para ambos os lados da relação terapêutica”. Isto porque os utentes beneficiam da “redução dos sintomas de dispneia e fadiga e da melhoria da resistência ao exercício e da força muscular, além do reforço dos hábitos de actividade física autónoma”.

- PUB -

Já os estudantes, “além de terem realizado o estágio na área específica da Fisioterapia Cardiorrespiratória, desenvolveram competências de telerreabilitação”. O referido programa “conta com o apoio e divulgação da Associação INPIRO2, nascida em pandemia e dedicada à recuperação pós-covid-19”.

Além do projecto dos alunos de Fisioterapia do IPS, que arrecadou um prémio monetário no valor de cinco mil euros, o concurso, promovido pela farmacêutica Angelini Pharma, que visa “premiar ideias inovadoras implementadas por estudantes do Ensino Superior”, distinguiu igualmente na passada terça-feira “estudantes da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas e da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Bragança”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"
- PUB -