27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSindicato diz que greve dos trabalhadores dos TST teve adesão entre 90...

Sindicato diz que greve dos trabalhadores dos TST teve adesão entre 90 a 95% ao início desta manhã

A greve dos trabalhadores dos Transportes Sul do Tejo (TST), que servem a Península de Setúbal, para exigir uma actualização salarial, estava às 07h30 com uma adesão entre 90 e 95%, disse à Lusa fonte sindical.

- PUB -

Os trabalhadores dos TST marcaram dois dias de greve para hoje e sexta-feira.

Em declarações à Lusa cerca das 07h30, João Saúde da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), disse que a adesão à greve dos trabalhadores que teve início às 03:00 de hoje está entre os 90 e os 95%.

“A adesão é grande. A maioria dos motoristas aderiu à greve. Os autocarros que estão a circular são de serviços de aluguer e transporte escolar”, disse.

- PUB -

João Saúde indicou ainda que hoje de manhã os trabalhadores vão reunir-se em plenário.

O sindicalista recordou que em 20 de maio os trabalhadores tinham dado 15 dias à empresa para responder à exigência de actualização salarial e, como não obtiveram resposta, decidiram avançar para a greve.

“Os trabalhadores tinham suspendido qualquer reivindicação devido à pandemia de covid-19 até 20 de maio, dia em que os trabalhadores fizeram um plenário e decidiram apresentar uma proposta à empresa de actualização salarial de 50 euros para o salário dos motoristas. Demos 15 dias à empresa para responder ou entregar uma contraproposta, mas até ao momento isso não aconteceu”, contou.

- PUB -

João Saúde explicou que os trabalhadores exigem a actualização dos seus vencimentos porque entendem que “não podem estar a ganhar o salário mínimo nacional”, sublinhando que a profissão de motorista é uma profissão de grande responsabilidade e sujeita a um enorme esforço em termos de horários.

Além da actualização salarial, os trabalhadores reivindicam também a criação de um acordo de empresa e a situação de créditos vencidos.

A TST, detida pelo grupo Arriva, desenvolve a sua actividade na península de Setúbal, abrangendo os concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, ecfetuando serviços de transporte de passageiros, através de carreiras urbanas, suburbanas e rápidas.

DD / SB / Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -