21 Junho 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Sindicato diz que greve dos trabalhadores dos TST teve adesão entre 90...

Sindicato diz que greve dos trabalhadores dos TST teve adesão entre 90 a 95% ao início desta manhã

A greve dos trabalhadores dos Transportes Sul do Tejo (TST), que servem a Península de Setúbal, para exigir uma actualização salarial, estava às 07h30 com uma adesão entre 90 e 95%, disse à Lusa fonte sindical.

- PUB -

Os trabalhadores dos TST marcaram dois dias de greve para hoje e sexta-feira.

Em declarações à Lusa cerca das 07h30, João Saúde da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), disse que a adesão à greve dos trabalhadores que teve início às 03:00 de hoje está entre os 90 e os 95%.

“A adesão é grande. A maioria dos motoristas aderiu à greve. Os autocarros que estão a circular são de serviços de aluguer e transporte escolar”, disse.

- PUB -

João Saúde indicou ainda que hoje de manhã os trabalhadores vão reunir-se em plenário.

O sindicalista recordou que em 20 de maio os trabalhadores tinham dado 15 dias à empresa para responder à exigência de actualização salarial e, como não obtiveram resposta, decidiram avançar para a greve.

“Os trabalhadores tinham suspendido qualquer reivindicação devido à pandemia de covid-19 até 20 de maio, dia em que os trabalhadores fizeram um plenário e decidiram apresentar uma proposta à empresa de actualização salarial de 50 euros para o salário dos motoristas. Demos 15 dias à empresa para responder ou entregar uma contraproposta, mas até ao momento isso não aconteceu”, contou.

- PUB -

João Saúde explicou que os trabalhadores exigem a actualização dos seus vencimentos porque entendem que “não podem estar a ganhar o salário mínimo nacional”, sublinhando que a profissão de motorista é uma profissão de grande responsabilidade e sujeita a um enorme esforço em termos de horários.

Além da actualização salarial, os trabalhadores reivindicam também a criação de um acordo de empresa e a situação de créditos vencidos.

A TST, detida pelo grupo Arriva, desenvolve a sua actividade na península de Setúbal, abrangendo os concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, ecfetuando serviços de transporte de passageiros, através de carreiras urbanas, suburbanas e rápidas.

DD / SB / Lusa

- PUB -

Mais populares

Moradores de cooperativas em Azeitão preocupados com leilão das suas casas

Os moradores da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bairro dos Trabalhadores, em Azeitão, foram recentemente surpreendidos com a informação de que as suas...

Burger King abre este Verão na Quinta Fonte da Prata

Novo espaço vai criar 20 postos de trabalho e terá Drive In disponível   O novo restaurante da cadeia norte-americana Burger King, cuja estrutura encontra-se em...

Nuno Pinto: “Para o ano voltaremos a tentar ainda mais fortes”

“Sem sombra de dúvidas, foi a temporada mais complicada da minha carreira”, afirma.
- PUB -