4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalProva de qualificação para os Jogos Olímpicos disputada no Parque Urbano de...

Prova de qualificação para os Jogos Olímpicos disputada no Parque Urbano de Albarquel

Concelho escolhido por ser conhecido “como o epicentro das águas abertas a nível mundial em termos organizativos”

A cidade de Setúbal, mais concretamente o Parque Urbano de Albarquel, foi escolhida pela Federação Internacional de Natação (FINA) para acolher a prova de apuramento olímpico de águas abertas, que estava inicialmente agendada para Fukuoka, no Japão, anunciou ontem a federação portuguesa da modalidade.

- PUB -

Em comunicado, o organismo que tutela a natação portuguesa refere que a data da prova “ainda não está totalmente fechada, mas tudo aponta para o fim-de-semana de 19 e 20 de Junho”. Esta será a terceira vez que o Sado recebe uma prova de apuramento olímpico, que contará com a presença dos nadadores lusos Tiago Campos, Angélica André e Mafalda Rosa, depois de ter sido palco da qualificação para os Jogos Londres2012 e Rio2016.

Em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), Rui Sardinha, vice-presidente do organismo, refere que “Setúbal é conhecida como o epicentro das águas abertas a nível mundial em termos organizativos, e no desafio sempre presente e diferente que a sua prova empresta aos nadadores presentes”.

O responsável destaca o apoio do Governo à prova que, considera, “lança Portugal uma vez mais na cena internacional dos grandes eventos desportivos”. Na passada segunda-feira, a FINA anunciou o cancelamento das provas de qualificação olímpica de águas abertas, saltos para água e natação artística, previstas para Abril e Maio, em Tóquio e Fukuoka.

- PUB -

A competição de águas abertas deveria decorrer em Fukuoka, nos dias 29 e 30 de Maio. Para a cidade de Tóquio estavam agendadas a competição de natação artística, na qual deve participar o dueto português composto por Beatriz Gonçalves e Sheila Vieira, e a de saltos para a água.

Os Jogos Tóquio2020, que foram adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19, deverão decorrer entre 23 de Julho e 08 de Agosto.

AO // AJO // Lusa

- PUB -

Centro Municipal de Natação de Águas Abertas pronto para receber população

O Centro Municipal de Natação de Águas Abertas de Setúbal está já apto a receber a população para a prática de actividade física e desportiva, tendo a Câmara Municipal sadina procedido ontem à sua abertura.

No equipamento desportivo, localizado no Parque Urbano de Albarquel, marcou presença Pedro Pina, vereador da autarquia com o pelouro do Desporto, para a realização de “uma sessão simbólica de natação, que assinalou a abertura da actividade do centro”, esclareceu o município em comunicado.

“O Centro Municipal de Natação de Águas Abertas dá sentido à estratégia municipal de desenvolvimento do desporto, utilizando o rio Sado como um dos principais equipamentos para a promoção da actividade física e desportiva da cidade”, sublinhou no final da sessão.

Inaugurada a 15 de Setembro de 2020, “num investimento de 75 mil euros”, a nova infra-estrutura foi edificada a partir de “uma parceria estabelecida entre a autarquia e o Grupo Supera e reúne uma série de valências que facilitam a prática da modalidade de natação em águas abertas, seja a título individual ou colectivo, bem como nas componentes formativa, de recreio ou de treino competitivo”.

“Nesta fase inicial, o centro funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, num horário com dois períodos, das 10h00 às 14h00 e das 15h30 às 18h00. Aos sábados abre de manhã, das 09h00 às 12h30. As inscrições devem ser feitas no local e contemplam cartão de utente, seguro desportivo e taxa de utilização dos serviços do centro”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -