29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCDU confirma Carlos Humberto à Câmara e lança José Luís Ferreira à...

CDU confirma Carlos Humberto à Câmara e lança José Luís Ferreira à Assembleia Municipal

Coligação está apostada em reconquistar o município barreirense que perdeu para o PS nas Autárquicas de 2017. E promete adoptar outras políticas

 

- PUB -

A coordenadora concelhia do Barreiro da CDU anunciou esta terça-feira a candidatura do comunista Carlos Humberto à presidência da Câmara, tal como O SETUBALENSE havia avançado em primeira-mão, e do deputado do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), José Luís Ferreira, como candidato à Assembleia Municipal.

Reconquistar o município barreirense nas próximas autárquicas, previstas para Outubro próximo, é o objectivo. A CDU, recorde-se, perdeu a Câmara no último acto eleitoral para o executivo liderado actualmente pelo socialista Frederico Rosa.

Em comunicado, a CDU destaca a necessidade de “alterar a política que tem sido seguida no concelho” e declara-se empenhada em “mobilizar todas as pessoas” para este desafio em 2021, com base num projecto político que considera ser o melhor para “revigorar a democracia” e “construir uma alternativa com futuro” naquele território.

- PUB -

“Somos vontades e aspirações, saberes e experiências”, destacam os comunistas, apostando num caminho que dizem querer trilhar para concretizar um “amplo projecto participativo”. De acordo com a CDU, urge “dar mais prioridade ao diálogo com a população e com as instituições, para resolver problemas, encontrar soluções e construir estratégias”.

Prestes a completar 70 anos no próximo dia 18, Carlos Humberto – que presidiu à autarquia do Barreiro durante três mandatos (de 2005 a 2017) e que é actual primeiro-secretário executivo da Área Metropolitana de Lisboa, depois de ter presidido também à Junta Metropolitana de Lisboa (JML) entre 2006 e 2013 – é o cabeça-de-lista ideal, assume a coligação. Tanto o comunista como o actual deputado do PEV à Assembleia da República (AR) “são pessoas certas para enfrentar os desafios do futuro”, assentes em valores como “honestidade, confiança e determinação”, considera a CDU.

Quando desempenhou as funções de titular da JML, Carlos Humberto presidiu à Comissão Regional de Economia de 2006 a 2009, integrou o Conselho Geral da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa, foi membro efectivo da Comissão de Aconselhamento Estratégico do POR Lisboa, da Comissão de Acompanhamento do Plano de Ordenamento do Estuário do Tejo e da Assembleia do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa. Assumiu ainda a presidência do Conselho Fiscal da EUROPAN Portugal e foi membro do Conselho de Administração da Associação Internacional de Cidades e Portos (AIVP).

- PUB -

Por sua vez, José Luís Ferreira é natural de Vila Pouca de Aguiar, reside no concelho do Barreiro há mais de 30 anos, tendo sido eleito à AR pelo círculo de Setúbal, intervindo, sobretudo, a propósito de questões ambientais, tais como o depósito de resíduos na zona da Reserva Natural do Estuário do Sado ou a construção do Novo Aeroporto de Lisboa no Montijo.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, exerceu as funções de chefe de gabinete do Grupo Parlamentar “Os Verdes” de 1995 a 2002. O candidato à AM do Barreiro pela CDU integra, neste momento, a Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação e a Comissão de Agricultura e Mar, sendo igualmente membro do Conselho de Administração do Parlamento.

Até ao momento, as restantes forças políticas – Bloco de Esquerda, Chega e PAN –, continuam sem se pronunciar sobre os seus cabeças-de-lista na corrida às eleições deste ano.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -