26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesSines apoia a fundo perdido o comércio e a restauração

Sines apoia a fundo perdido o comércio e a restauração

Entre os 48 municípios do Alentejo, apenas seis adoptaram programa idêntico e o de Sines destaca-se por ser o mais robusto

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Sines decidiu alargar os apoios financeiros a empresas do regime simplificado do sector do comércio tradicional e da restauração. O programa “Sines Apoia Mais”, aprovado no passado dia 24, vem complementar o lançado no ano anterior – o “Sines Apoia” – e vai permitir apoiar directamente, a fundo perdido, as empresas.

O objectivo é estimular a recuperação dos referidos ramos de actividade económica afectados pelos impactes da pandemia. Entre os 48 municípios do Alentejo, apenas seis adoptaram programa idêntico e o de Sines destaca-se por ser o mais robusto.

“O programa ‘Sines Apoia Mais’ prevê benefícios directos e a fundo perdido entre os 750 e os 2.000 euros às empresas e aos empresários em nome individual que em 2019 tiveram volumes de negócios até 200 mil euros e que em 2020 evidenciem quebras superiores a 25%”, revela a autarquia, em comunicado.

- PUB -

Ao mesmo tempo, a edilidade salienta que o lançamento deste novo programa “permite uma maior abrangência de empresas e empresários em nome individual para apoios directos e a fundo perdido” e que este é “o momento mais oportuno para o fazer, em virtude de se encontrarem reunidas as condições declarativas desses empresários e empresas para a totalidade do ano”.

Podem candidatar-se a este programa, até 31 deste mês, os empresários ligados às actividades de “comércio a retalho (CA47), restauração e similares (CAE 56), reparação de computadores e de bens de uso pessoal e doméstico (CAE 95) e outras de serviços pessoais (CAE 96)”. Não são contempladas, indica o município, as actividades de “comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados (CAE 473), comércio a retalho por correspondência ou via Internet, funerárias e conexas (CAE 9603), bem-estar físico (CAE 9604) e outras de serviços pessoais (CAE 9609)”.

A autarquia lembra que para o programa inicial, “Sines Apoia”, foi aprovada “também a 24 de Fevereiro uma alteração às normas”, que passa “a permitir que, além dos três primeiros trimestres de 2020, também a totalidade do ano de 2020 possa ser contabilizada para calcular a quebra de volume de negócios face a período homólogo do ano anterior”.
Na mesma nota, a Câmara Municipal adianta ainda que “as candidaturas a ambas as medidas estão abertas até 31 deste mês”.

- PUB -

Nuno Mascarenhas diz que programa inicial já vai em €50 mil de apoios

Em declarações à agência Lusa, Nuno Mascarenhas, presidente da autarquia de Sines, justificou o lançamento do “Sines Apoia Mais”, que vem complementar o programa anterior (“Sines Apoia”).

“O momento que vivemos é particularmente difícil para a economia, empresários e pequenas empresas e, por isso, o município lançou, no final do ano, um programa que tem como objectivo apoiar as actividades económicas com contabilidade organizada e que mais têm sofrido com a crise. [Como esse programa] não abrangia grande parte das entidades, não só empresas como empresários em nome individual, decidimos criar o programa ‘Sines Apoia Mais’.”

O autarca explica que este programa mais recente é “idêntico ao anterior”, na medida em que é destinado “também para o comércio a retalho, restauração ou similares, outro tipo de actividades ou serviços pessoais”, só que agora com a particularidade de abranger “o regime simplificado”.

Quem não tem contabilidade organizada, frisa, “pode concorrer e os apoios são a fundo perdido”. E recorda que, até ao momento, ao abrigo do primeiro programa, o “Sines Apoia”, já foram aprovadas “quase 30 candidaturas e pagos mais de 50 mil euros em apoios” a empresários ou empresas do concelho. Nuno Mascarenhas garante, de resto, que o processo “tem sido muito célere”. Desde o momento em que os documentos estejam em conformidade com a candidatura, o “apoio a fundo perdido é pago na totalidade no prazo de uma semana”.

Os formulários para as candidaturas estão disponíveis no site da autarquia e devem ser remetidos, juntamente com a restante documentação exigida, para [email protected] ou para a morada postal da autarquia. “Em casos excepcionais devidamente justificados, poderá ser agendada entrega presencial, através do 269 630 600”, informa o município.
O Orçamento Municipal de Sines para 2021 prevê um milhão de euros para apoios ao comércio local, tendo em vista o estímulo da economia.

Com HYN // MCL / Lusa

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -