26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroPSP abre inquérito por dúvidas no uso da força em acção policial...

PSP abre inquérito por dúvidas no uso da força em acção policial no Barreiro

A PSP instaurou um inquérito disciplinar para apurar as circunstâncias da intervenção policial num caso de infração às restrições impostas pelo estado de emergência, na sequência da pandemia de covid-19, ocorrido no Barreiro.

- PUB -

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, o Comando Distrital de Setúbal da PSP indicou que “teve acesso a um registo de imagem que mostra parte da atuação policial” e que, por “subsistirem dúvidas quanto à conformidade dos procedimentos do uso da força executados”, foi instaurado inquérito disciplinar.

Segundo a polícia, o caso ocorreu na segunda-feira, na Rua Capitão Aviador Francisco Fernandes Carvalho, no Barreiro, depois de a PSP ter recebido informação de que um grupo de pessoas se encontrava “em ajuntamento e a consumir bebidas alcoólicas na via pública”.

Quando chegaram ao local, adiantou, os agentes “confirmaram que permaneciam na via pública diversos cidadãos, que foram abordados”, tendo um deles, que se encontrava a consumir bebidas alcoólicas, adotado “uma postura de confrontação e oposição contra a ação policial, nomeadamente injuriando um dos polícias”.

- PUB -

“Havendo a suspeita de que o indivíduo tinha na sua posse estupefaciente, foi-lhe comunicado que iria ser sujeito a uma revista sumária, tendo este recusado submeter-se à mesma”, referiu a PSP.

De acordo com a polícia, os agentes “procederam à restrição do suspeito e a uma revista coerciva”, e encontraram na sua posse “haxixe e uma arma branca proibida, denominada ‘butterfly’”, pelo que o homem foi detido.

“O detido, quer durante o transporte para as instalações policiais, quer no interior das mesmas, manteve sempre uma conduta exaltada, agressiva, proferindo ameaças constantes ao agente detentor”, acrescentou a PSP.

- PUB -

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -