19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroConcurso da Braamcamp encerra com duas propostas apresentadas na ‘deadline’

Concurso da Braamcamp encerra com duas propostas apresentadas na ‘deadline’

Propostas foram apresentadas ontem, no dia em que encerrou a hasta pública. Depois da abertura dos envelopes júri tem 30 dias para deliberar

 

- PUB -

Duas únicas propostas foram apresentadas ao concurso de venda e requalificação urbana e paisagística da Quinta do Braamcamp. A hasta pública promovida pela Câmara Municipal do Barreiro decorria desde o dia 7 de Janeiro e dava 60 dias úteis a todos os interessados para participar mas, apenas ontem “foram entregues duas propostas”, segundo confirmou a O SETUBALENSE, Rui Braga, vereador da Câmara Municipal do Barreiro que tem acompanhado o projecto, sendo responsável pelo departamento de Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos.

As propostas chegaram na ‘deadline’ e “ainda não se sabe a que empresas dizem respeito”, refere o vereador, que não sente expectativas goradas. “Era exactamente isto que esperávamos, duas a três propostas no máximo”.

Quanto aos envelopes, que representam tantas opiniões controversas no Barreiro pela mudança radical de paisagem que poderá ocorrer na Braamcamp, são abertos a 17 de Abril, pelas 14h00, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho. Um acto que decorrerá à porta fechada “na sequência do estado de emergência que está em vigor devido à pandemia da Covid-19”, segunda avança a autarquia em comunicado.

- PUB -

“Consideramos ser a melhor solução porque um acto desta relevância para o concelho poderia reunir muitas pessoas o que é contraditório às indicações da Direcção-Geral da Saúde”, explica Rui Braga.

Apenas nessa data serão conhecidos os concorrentes e os valores propostos, sendo que, a base mínima de licitação estava fixada em cinco milhões de euros e o projecto apresentava um pesado caderno de encargos sobre o qual o presidente da Câmara, Frederico Rosa, referiu em diversos momentos públicos que não iria “abrir mão”.

O plano urbanístico da Quinta do Braamcamp deve incluir um complexo habitacional com capacidade para 500 habitantes, uma unidade hoteleira nas antigas casas senhoriais a recuperar e um vasto espaço verde e de lazer para usufruto público, que inclui a recuperação daquela zona ribeirinha para actividades náuticas e a construção de um campo polidesportivo.

- PUB -

Porta fechada decidida em consenso de júri

A decisão sobre a data da abertura dos envelopes à porta fechada já foi publicada em edital assinado pelo autarca barreirense, destacando que o alinhamento deste acto foi tomado após uma reunião por videoconferência com o júri daquele concurso, que decorreu a 24 de Março.

Durante a reunião foi considerada a posição do Governo, o qual “entende que os contactos entre pessoas, constituem um forte veículo de contágio e de propagação do vírus”.

No seguimento da abertura das propostas o júri terá 30 dias para deliberar sobre o vencedor. E após a divulgação pública do mesmo entrará em vigor um período para apresentação de recurso.

Com Ana Martins Ventura

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -