30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEstreia de “O Lagarto” enche Casa da Cultura

Estreia de “O Lagarto” enche Casa da Cultura

Adaptação do conto original de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, estreou este domingo à tarde na Casa da Cultura

 

- PUB -

Com interpretação de Fernando Casaca e Mário Pais, a peça “O Lagarto”, que marca o início do ciclo de comemorações dos 20 anos do Teatro do Elefante, conta a história de um lagarto que aparece no Chiado e que assusta quase toda a gente. “A história de O Lagarto é um pouco surrealista. Mobilizam-se bombeiros, forças armadas, tudo o que é possível para combater aquele ser estranho. Às tantas, o lagarto, por intervenção das fadas (que nunca aparecem na história) transforma-se em rosa e essa rosa vai transformar-se em pomba no final”, explicou Fernando Casaca, criador e intérprete da peça.

Produzida a pensar num público adulto, a obra para maiores de 12 anos remete-nos para o imaginário infantil, dos contos de fadas. Para Fernando Casaca, trata-se de “um divertimento cómico”, cujo principal intuito é fazer rir o público. “O nosso primeiro objectivo é o divertimento. Mas há uma mensagem subliminar e até falamos de coisas muito sérias. Para nós, este lagarto representa algo estranho, pelo menos para nós, alguém, um facto ou algo, que perturba a rotina das pessoas. E muitas vezes, estamos tão habituados à rotina que reagimos mal ao que é estranho”.

Embora ainda não existam datas definidas, o Teatro do Elefante pretende apresentar esta peça na Biblioteca Municipal de Setúbal e na Fundação José Saramago, em Julho e Setembro. Os bilhetes individuais custam 5 euros e 3 euros (grupos).

- PUB -

 

Teatro do Elefante comemora 20 anos com programação especial

O Teatro do Elefante vai assinalar os seus 20 anos de existência ao longo de 2018, com a estreia de novas produções, como O Lagarto. “Na verdade, é um programa, no qual este espectáculo assume um papel importante, porque é o lançamento e o primeiro espectáculo da temporada dos 20 anos. Por isso, vamos aproveitá-lo noutros contextos para fazer alguma celebração. Não é por acaso que escolhemos José Saramago. Está relacionado também com o facto do prémio Nobel da Literatura ter sido atribuído há 20 anos”.

- PUB -

Questionado pelo DIÁRIO DA REGIÃO, Fernando Casaca faz um balanço positivo dos últimos 20 anos. “Com altos e baixos obviamente, há muita vida, muitas coisas que acontecem, mas de qualquer modo temos vindo a sentir cada vez maior adesão de espectadores”. A nível local, a companhia de teatro beneficia de apoios da autarquia, que lhe permite alargar os espectáculos no país e no estrangeiro, “factores que nos levam a acreditar que daqui a 20 anos estamos com tanta ou mais força a trabalhar no teatro”.

O Teatro do Elefante foi fundado em Outubro 1998. Actualmente, os actores ensaiam no Bairro 2 de Abril, no Centro Sócio-Cultural Elmano Sadino, através de um protocolo com a Junta de Freguesia de São Sebastião. No futuro, está prevista a criação de um espaço do Teatro do Elefante no Parque Urbano da Várzea.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -