Águas de Santo André, câmaras municipais do Barreiro, Moita e Sesimbra, SMAS de Almada e SMS de Setúbal são os premiados do distrito
As Águas de Santo André, em Santiago do Cacém, a Câmara Municipal do Barreiro, a Câmara Municipal da Moita, a Câmara Municipal de Sesimbra, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada e os Serviços Municipalizados (SMS) de Setúbal são as seis entidades da região distinguidas com o selo de qualidade exemplar de água para consumo humano atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
A cerimónia de entrega dos galardões decorre hoje durante o Seminário Nacional de Abastecimento de Água (SENAG) que acontece entre esta terça e quarta-feira no Hotel dos Templários, em Tomar, no distrito de Santarém.
Para receber a atribuição estavam 221 entidades – das quais apenas saíram premiadas 83. A ERSAR teve por base os controlos analíticos realizados e referenciados a 31 de Dezembro de 2023. “São atribuídos Selos de Qualidade às entidades gestoras que cumprem os critérios mínimos identificados no regulamento anual da iniciativa e Prémios de Excelência às entidades gestoras com melhor desempenho”, explicam na página do prémio no site oficial.
Para definir a atribuição dos prémios o júri “procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes do ciclo de regulação do controlo de qualidade da água”. Seguiu-se depois uma avaliação qualitativa, com base em vários parâmetros, entre os quais o cumprimento do Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), para chegar às 83 entidades que vão hoje receber a distinção.