23 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Região assinala data com iniciativas de combate ao isolamento social

Região assinala data com iniciativas de combate ao isolamento social

Região assinala data com iniciativas de combate ao isolamento social

Pessoas nas festas de Maio

Municípios preparam diversas actividades para os mais velhos

 

A celebrar-se no próximo sábado, o Dia Internacional do Idoso tem tido cada vez mais destaque na região, com os municípios a programarem iniciativas para a comemoração da data dedicada à população sénior.

- PUB -

Instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas, o Dia do Idoso tem por objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. No município de Setúbal, a Casa da Cultura vai contemplar, na próxima sexta-feira, a exposição de fotografia e vídeo ‘idoSOS – intertwined voices’, que partilha um projecto com estratégias inter-geracionais utilizadas para quebrar o isolamento social da população idosa durante a pandemia da covid-19.

Também os concelhos de Alcochete, Alcácer do Sal, Grândola, Montijo e Odemira programaram várias actividades para a comemoração do dia. Desde caminhadas e espectáculos a bailes e encontros, são diversas as opções para celebrar os mais velhos.

Montijo com actividades culturais e pedagógicas em Outubro

- PUB -

Com o intuito de alertar a sociedade para as questões relacionadas com o envelhecimento, o concelho do Montijo vai celebrar o Dia Internacional do Idoso com um leque de iniciativas durante o mês de Outubro.

Em vésperas de feriado, dia 4, celebra-se, pelas 15 horas, o aniversário da Academia Sénior de Sarilhos Grandes. A realizar-se na sede da Academia Musical União e Trabalho, a academia foi inaugurada em 2020 para combater o isolamento social e promover o envelhecimento activo.

No dia 6, por sua vez, vai decorrer o IV Espectáculo ‘Palco da Vida’, também pelas 15 horas, no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, com a abertura do ano lectivo dos Projectos de Envelhecimento Activo.

- PUB -

Já o dia 14 está reservado para a ‘Caminhada dos Maiores’, uma iniciativa dedicada aos idosos que ocorre entre Fonte Velha e Canha.

Também o projecto ‘Cuidar +65’, organizado pela União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, vai promover sessões de meditação e bem-estar destinadas à população sénior residente na freguesia. A primeira sessão terá lugar na sede da autarquia, às 17h30, no dia 11.

O mês termina no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, com a 2.a edição das Jornadas de Saúde Sénior, acção que pretende sensibilizar a comunidade sénior para a adopção de atitudes preventivas.

Odemira promove festa para todos os idosos do concelho

Para assinalar a data, o município de Odemira está a preparar um convívio, dirigido a toda a população sénior do concelho.

A realizar-se no sábado, no Parque de Feira e Exposições, pelas 15 horas, a Câmara Municipal optou este ano por abrir o evento a todos os idosos, de forma a celebrar a importância desta faixa geracional na sociedade.

O evento terá como ponto de partida uma sessão de boas-vindas com a presença do presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e da vereadora responsável pela área da Acção e Inovação Social, Isabel Palma Raposo.

Para a comemoração da data, a iniciativa promove também um concerto de Cláudio Rosário e um momento de socialização entre os participantes com um lanche para todos.

Caminhadas assinalam data no litoral alentejano

Os municípios de Grândola e Alcácer do Sal optaram por realizar uma caminhada em celebração do Dia Internacional do Idoso.

No sábado, será realizada a ‘Caminhada da População Idosa’, promovida pelos Contratos Locais de desenvolvimento Social 4G – Alcácer Valoriza Gerações e Câmara Municipal de Alcácer do Sal, com colaboração do departamento de desporto da autarquia. O evento é gratuito e tem início às 10 horas, no Largo dos Açougues.

Já no concelho grandolense, o dia é comemorado na companhia do Grupo Coral Vozes de Grândola numa matiné a decorrer entre as 15 e as 19 horas, no Jardim 1.o de Maio.

Para o dia 29 de Outubro está ainda programada a 3.a edição das ‘Caminhadas Europeias das Universidades Seniores’, iniciativa integrada na Semana Europeia do Desporto, que comemora também o Dia do Desporto Sénior.

A iniciativa, destinada aos alunos da Universidade Sénior de Grândola e a todos aqueles que nela queiram participar, tem início às 09h30 e acontece no Complexo Desportivo Municipal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -