Anúncio foi feito na semana passada durante o encontro “Navegar no Hipercluster do Mar”
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai ter mais uma formação no leque da vasta oferta formativa. A pós-graduação em Logística Marítima e Portuária vai ser lançada para “responder às necessidades actuais do mercado em matéria de competências técnicas, de gestão e interpessoais”.
O anúncio foi feito na semana passada durante o encontro “Navegar no Hipercluster do Mar”, que juntou estudantes, docentes e investigadores num dia de reflexão sobre as temáticas do sector marinho. O docente Nelson Carriço, que falou em nome da equipa da Agenda Nexus do IPS, explicou que o novo curso surge das “necessidades emergentes identificadas junto do mercado”, como explica a nota de Imprensa da instituição de Ensino Superior.
Esta vai assim juntar-se ao conjunto da Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar e Mestrado em Engenharia e Gestão de Aquacultura, para dar melhores qualificações aos alunos.
A manhã do encontro foi dedicada a seis sessões temáticas paralelas, sempre com a temática do mar e, ao início da tarde decorreu uma conferência a cargo de Carla Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e, Carlos Mata, vice-presidente do IPS. Em conjunto “assumiram como missão comum fazer chegar aos jovens as muitas potencialidades que Setúbal oferece enquanto território portuário, quer ao nível da formação e investigação, quer de oportunidades de carreira profissional”.
Ainda neste período foi destacado o mar como “o grande motor da economia nacional, muito maior do que o turismo” pelo consultor internacional em Economias do Mar e do Território, José Poças Esteves, que realçou que o País conta com “conhecimento do mar, com actualmente cerca de 300 doutorados”.
O Porto de Setúbal, a Lisnave, a Mútua, a Navigator, a Exporsado e a Aquanostra tiveram também tempo de dar a conhecer aos docentes e estudantes os projectos de cada uma das empresas.
Além do politécnico e da autarquia o evento foi organizado em parceria com a Associação da Indústria da Península de Setúbal, Associação Economia Azul (AISET) e a Associação dos Oficiais da Reserva Naval.