O município da Moita promove este sábado, Dia Mundial da Biodiversidade, a partir das 10h00, o percurso guiado “À Descoberta dos Polinizadores”, numa iniciativa gratuita e dirigida ao público em geral, no Parque Municipal daquela vila.
O evento, que surge também no âmbito do Dia Mundial das Abelhas, que se assinala esta hoje, exige a marcação prévia dos interessados através do email div. salubridade.ambiente@mail.cm-moita.pt e levará os participantes numa viagem pelos canteiros floridos existentes naquele espaço verde do concelho.
Na altura, serão identificados os principais insectos polinizadores em Portugal, dando-se a conhecer “uma plataforma de ciência cidadã onde qualquer um pode registar as suas observações e juntar-se a uma grande comunidade de naturalistas”, informa a autarquia moitense.
Nesta visita, será igualmente apresentado um exemplo de hotel de insectos, localizado naquele parque, e no final, será proposta uma actividade prática aos participantes, que passa por fazer “bombas de sementes” amigas dos polinizadores.
Os insectos polinizadores, tais como as abelhas solitárias, abelhões, borboletas, traças e sirfídios, enfrentam actualmente uma série de ameaças”, sendo, no entanto, essenciais para a agricultura através da polinização das culturas, bem como “na manutenção dos ecossistemas, através da polinização de árvores e outra flora silvestre. ´
Recorde-se que, em 2018, a Comissão Europeia lançou a iniciativa Polinizadores da União Europeia, face à diminuição destas populações selvagens na Europa e ao aumento da urgência de uma acção coordenada, que inclui travar o declínio dos polinizadores também no interior das vilas e cidades, onde, por vezes, estes “encontram mais habitats do que nos terrenos agrícolas” lembra a autarquia.