PAN quer novo edifício do Hospital de São Bernardo no Orçamento de Estado

PAN quer novo edifício do Hospital de São Bernardo no Orçamento de Estado

PAN quer novo edifício do Hospital de São Bernardo no Orçamento de Estado

Deputadas do PAN dizem estar preocupadas com casos de violência contra profissionais de saúde

Deputada do PAN esteve no Hospital de Setúbal e não gostou do que viu no serviço de urgências. Afirma que vai exigir verba para construir um novo edifício nesta unidade

 

A deputada do PAN, Cristina Rodrigues, esteve se visita ao Centro Hospitalar de Setúbal – Hospital de São Bernardo, onde diz ter constatado que o serviço de urgências está num “real estado de ruptura”. Perante este quadro, a eleita pelo Pessoas – Animais – Natureza pelo círculo eleitoral de Setúbal decidiu apresentar uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado 2020 para que seja alocada uma verba destinada à construção do novo edifício desta unidade.

- PUB -

“Neste momento, como podemos verificar, o serviço de urgências opera num local com 1 200 m2, o que é incomportável tendo em conta que para a área de afluência que esta unidade serve são necessários cerca de 3 000 m2, mais do dobro, para que o trabalho dos profissionais seja feito com conforto e segurança”, afirma a deputada Cristina Rodrigues, que se fez acompanhar de Bebiana Cunha, com assento na Comissão de Saúde, nesta visita.

Com o acolhimento da verba proposta pelo PAN no OE 2020, o partido prevê que “o novo edifício hospitalar acolha o serviço de urgências desta unidade hospitalar, assim como os serviços prestados no Hospital Ortopédico Sant’Iago do Outão, flexibilizando a gestão do espaço e aumentando a resposta dos cuidados intensivos e do bloco operatório”.
Nesta legislatura, o PAN tem pela primeira vez assento na Comissão de Saúde e, neste âmbito, tem vindo a levar a cabo uma ronda de visitas aos centros hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.

Na visita ao Centro Hospital de Setúbal, o PAN procurou inteirar-se das recentes situações de violência contra profissionais de saúde desta unidade hospitalar, uma situação que o PAN considera “preocupante e que tem vindo a ganhar escala e visibilidade a nível nacional”.

- PUB -

De acordo com dados da Direção-Geral de Saúde, só nos primeiros nove meses de 2019 foram reportados 995 casos, envolvendo vários grupos profissionais. Em 2018, foram comunicados 953 casos, sendo as injúrias o principal tipo de notificação, representando cerca de 80% do total.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -