A associação já dinamizou cerca de 50 projectos e mais de 100 actividades, com a colaboração de centena e meia de voluntários
A Omnis Factum, sediada no Montijo, celebra este mês 15 anos de existência. Durante este período afirma ter realizado “cerca de 50 projectos e mais de 100 actividades com foco em questões relacionadas com consciencialização ambiental, cidadania, inclusão, empreendedorismo, literacia financeira e competências essenciais para a vida adulta”.
Em nota de Imprensa, a associação sem fins lucrativos revela já ter contado com “mais de 150 voluntários” e ter recebido “mais de 150 jovens através do programa Erasmus+”, através do qual “enviou mais de 100 voluntários e colaboradores para 15 países, entre os quais Itália, República Checa, Finlândia, Espanha e Estónia”.
No balanço apresentado, a Omnis Factum faz também as contas aos valores captados para desenvolver as suas acções. Contou com “financiamento num valor superior a 1 milhão de euros”, de “fundos europeus utilizados para criar e implementar projectos, bem como para apostar no crescimento da associação”.
Citado na mesma nota, Vasco Fernandes, representante da Omnis Factum, enaltece o trajecto até agora percorrido: “Há 15 anos, fundámos a Omnis Factum com o sonho de criar oportunidades e transformar vidas através da educação e da inclusão social. Hoje, ao olhar para tudo o que alcançámos, sinto um profundo orgulho no impacto que tivemos”.
A Omnis Factum integra, há quatro anos consecutivos, o pódio do Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado Jovem da Região de Lisboa e Vale do Tejo, tendo alcançado o 1.º lugar duas vezes (2021 e 2024). Em 2023, a associação foi galardoada com o Prémio do Ano Europeu da Juventude.