Linha SNS 24 diz que não houve constrangimentos nas chamadas na altura em que grávida perdeu bebé

Linha SNS 24 diz que não houve constrangimentos nas chamadas na altura em que grávida perdeu bebé

Linha SNS 24 diz que não houve constrangimentos nas chamadas na altura em que grávida perdeu bebé

Uma grávida de 31 semanas em situação de risco perdeu o bebé depois de ter sido encaminhada para um hospital a mais de uma hora de distância da zona de residência

A entidade que gere a linha SNS 24 assegurou que não houve constrangimentos no atendimento de chamadas na quarta e na quinta-feira, quando uma grávida do Barreiro teve de ser transportada para Cascais, perdendo o bebé no percurso.

- PUB -

“Não há registo de qualquer constrangimento na Linha SNS 24 nos dias 2 e 3 de Julho. O tempo máximo de espera para atendimento de utentes grávidas situou-se, entre as 23 horas do dia 2 de Julho e as 2 horas do dia 3 de Julho, nos 73 segundos”, adiantaram à Lusa os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Na quinta-feira, a RTP noticiou que uma grávida de 31 semanas em situação de risco perdeu o bebé depois de ter sido encaminhada para um hospital a mais de uma hora de distância da zona de residência.

Segundo a estação pública, a mulher do Barreiro “terá ligado para a linha de Saúde 24 sem sucesso”, numa altura em que todas as urgências de obstetrícia da margem sul estavam fechadas, tendo depois sido transportada para o Hospital de Cascais.

- PUB -

Na resposta à Lusa, os SPMS adiantaram que, após ter sido auditado o sistema da linha SNS 24, registam-se duas chamadas do número de telefone indicado pela utente, a primeira para a opção “Linha SNS Grávida” às 01h20, que foi desligada após 41 segundos de espera.

A segunda chamada, na qual foi accionada a opção “Problemas Respiratórios”, foi realizada à 1h23 e desligada à 1h28, referiu a mesma fonte.

Os SPMS avançaram ainda que a linha SNS 24 atendeu depois, às 1h30 de quinta-feira, a referida utente, através de uma chamada transferida pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.

- PUB -

“A linha SNS 24 realizou triagem de acordo com o algoritmo em vigor, aprovado pela Comissão Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, tendo resultado no encaminhamento para o serviço de urgência obstétrica”, referiu a mesma fonte.

Segundo os SPMS, de acordo com a matriz de referenciação, o serviço de urgência obstétrica que cobria a localização da utente – concelho do Barreiro – no momento do contacto telefónico, era na Unidade Local de Saúde Santa Maria.

“A utente foi, por isso, referenciada para o Hospital Santa Maria”, assegurou.

Depois disso, a grávida voltou a contactar o INEM às 01h47, que accionou os meios necessários, tendo sido transferida para Cascais.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não