Encontro acontece no dias 25 e 26 de Março, “em torno do papel da educação enquanto ferramenta de compreensão do mundo”
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebe nos dias 25 e 26 de Março o seminário “Dar Asas ao Saber”, “que pretende ser um fórum de reflexão e debate, em torno do papel da educação enquanto ferramenta de compreensão do mundo”.
O tema “Diálogos multi, inter e transdisciplinares” foi o escolhido para a segunda edição do encontro, organizado “através do Centro de Investigação em Educação e Formação”, em homenagem ao centenário pensador francês Edgar Morin, “que alertou para os riscos da compartimentação dos saberes na tentativa de compreender o mundo em toda a sua diversidade”.
O evento, cuja temática é inspirada no filósofo e sociólogo, vai decorrer em “registo misto (on-line e presencial)”. A primeira intervenção no dia 25, pelas 15 horas, vai estar a cargo de Joana Rato, da Universidade Católica Portuguesa, que vai abordar “O ciclo de aprendizagem pela lente transdisciplinar (mente, cérebro e educação)”.
“Segue-se um painel temático, entre as 16h15 e as 17h45, no qual vai ser retratada a interdisciplinaridade enquanto ponto de partida, com a contribuição de Maria de Assis e Margarida Fragoso, da Câmara de Lisboa, de José Oliveira Martins, da Universidade de Coimbra, e de Dina Rocha, do Instituto Politécnico de Leiria”.
O tema, enquanto interacção, está de regresso no dia seguinte, pelas 09 horas, ao ser explicado por Nuno Mantas, do Agrupamento de Escolas Boa Água, por Daniela Malaré Barros, da Universidade Aberta, e por Fernando Bonacho, do Instituto Politécnico de Lisboa.
Estão igualmente previstas para o dia 26, entre as 11h15 e as 12h45, cinco oficinas.
Para o período da tarde, por sua vez, está prevista a apresentação de comunicações livres, subordinadas a seis eixos temáticos: “Articulação entre saberes em projectos e práticas curriculares”, “Feedback nas práticas formativas”, “Cognição e emoção nos processos educativos”, “Diálogos profissionais em equipas multidisciplinares: Confluências e inquietações”, “Educação do futuro: Que saberes?” e “Construção de uma ética ecológica e planetária: Que caminhos?”.
As inscrições para a segunda edição do seminário “Dar Asas ao Saber” estão a decorrer até ao dia 20 de Março, sendo gratuitas para os estudantes do ensino superior. Já “as propostas de apresentação de comunicação ou pósteres devem ser submetidos até 06 de Março”.