Espectáculos de militares e agentes começam sempre pelas 11h30, cuja entrada é gratuita mas requer inscrição prévia
Entre o próximo domingo, 7, e 28 de Novembro, militares e agentes da autoridade vão juntar-se na Igreja do Convento de Jesus, em Setúbal, para a 1.ª edição do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança.
A iniciativa, organizada pela autarquia de Setúbal, surge no âmbito do programa Convento ConVida e consiste em concertos gratuitos ao longo do presente mês, sempre pelas 11h30.
O arranque do evento original dedicado à música erudita está a cargo do Octeto de Sopros da Banda Sinfónica da Armada, que vai interpretar trabalhos de Beethoven, Händel, Schubert e Malcolm Arnold, com arranjos de João Pereira”.
A formação, “originária do período do Classicismo Musical, é composta por pares de instrumentos, normalmente os solistas das orquestras ou bandas de onde provêm, concretamente dois oboés, dois clarinetes, dois fagotes e duas trompas”.
Já o segundo espectáculo, agendado para o dia 13, vai ser garantido pelo Quinteto de Metais da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública (PSP), enquanto que a 20 de Novembro “a Igreja do Convento de Jesus recebe o Quarteto de Saxofones da Banda de Música da Força Aérea”.
A iniciativa termina no último fim-de-semana de Novembro com dois concertos. “A 27, o Ensemble de Sopros da Banda Sinfónica do Exército mostra um programa essencialmente associado à HarmonieMusik”, fazendo parte do reportório a Serenata K. 361 “Gran Partita”, de Mozart, e “A Britten Celebration” do compositor Sérgio Azevedo”.
O último momento da 1.ª edição do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança, agendado para dia 28, terá como protagonista o Quarteto de Cordas da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Apesar de gratuitas, as entradas para os espectáculos requerem prévia inscrição, que deve ser feita no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, a funcionar “de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas, e aos domingos, das 15 às 19 horas”.