12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Histórico navio norueguês navega na Baía do Sado

Histórico navio norueguês navega na Baía do Sado

Histórico navio norueguês navega na Baía do Sado

Veleiro com mais cinquenta metros está de regresso. Construído em 1927, foi o primeiro navio à vela a abrir portas às mulheres na educação marítima

 

O Sørlandet, navio totalmente gréé mais antigo em actividade no mundo, regressa este fim-de-semana à baía do Sado, ficando disponível para visitas de participação gratuita.

- PUB -

Depois de, há um ano, ter acostado em Setúbal por ocasião da Semana do Mar, o Sørlandet está de regresso para uma paragem de dois dias durante este fim-de-semana, que inclui uma tarde de portas abertas ao público, no domingo das 13h30 às 16h30.

Construído na Noruega em 1927, com o objectivo de formar jovens marinheiros para a marinha mercante norueguesa, ostenta o título de ser o primeiro navio à vela a abrir portas às mulheres na educação marítima.

O Sørlandet é o campus de uma das mais singulares escolas secundárias do mundo, a A+ World Academy, que educa e treina os estudantes enquanto viajam a bordo da embarcação, durante dez meses, para mais de quinze portos, dez países e três continentes ao redor do mundo.

- PUB -

A escola pode acomodar 66 estudantes de todo o mundo no ano de preparação, no ano de conclusão ou no ano sabático, que participam activamente das operações diárias do navio. Os estudantes realizam turnos de dia e de noite, que incluem limpeza, manutenção, manobra de velas, governo, vigia, cozinha e rondas de segurança. Esta escola secundária preparatória para a universidade oferece aulas a bordo enquanto navega pelos vários cantos do mundo.

Porto sadino nas “Rotas do Bastonário” 

O Porto de Setúbal recebeu uma comitiva da Ordem dos Engenheiros no âmbito do projecto “Rotas do Bastonário”. Este evento foi dedicado especificamente à temática do mar, com o objectivo de “promover o conhecimento da capacidade instalada em todo o país ao nível da engenharia e dos projetos que melhor a representam e afirmam, nas diferentes especialidades”.

- PUB -

Durante a recepção, ocorrida nesta terça-feira, o presidente do conselho administrativo da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra explicou aos presentes a estratégia de desenvolvimento para o Porto de Setúbal e a sua relação com a cidade. Na sua intervenção, Carlos Correia deu ênfase à “grande aposta” nas unidades de produção de energia eólica a nível nacional, nomeadamente a offshore, tendo em vista a “criação de uma comunidade energética local”, posicionando o porto como “parceiro moderno” e muito além de uma “mera plataforma” de movimentação de mercadorias.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -