18 Julho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Festival de dois dias no Barreiro celebra primeiro aniversário da Academia de Jazz – Os Franceses

Festival de dois dias no Barreiro celebra primeiro aniversário da Academia de Jazz – Os Franceses

Festival de dois dias no Barreiro celebra primeiro aniversário da Academia de Jazz – Os Franceses

Evento da Sociedade “Os Franceses”, agendado para sexta-feira e sábado, inclui concertos, aulas experimentais e ‘jam sessions’

 

A Academia de Jazz – Os Franceses, no Barreiro, celebra o seu primeiro aniversário nos próximos dias 5 e 6, com uma iniciativa de entrada livre que vai incluir ao longo destas datas dois concertos, Jam Sessions e aulas experimentais.

- PUB -

O novo projecto da colectividade barreirense, recorde-se, tem como principal objectivo “o ensino de forma estruturada e progressiva do jazz, música clássica e moderna”, através da oferta de aulas de baixo, bateria, contrabaixo, guitarra, piano, trompete, saxofone, violino e voz.

“Por privilegiarmos as necessidades específicas de cada aluno, as aulas de instrumento são sempre individuais”, acrescenta a academia, realçando que as mesmas se inserem “num conjunto de cursos adaptados a qualquer idade ou nível de conhecimento musical”.

De acordo com a organização, o evento arranca pelas 21h30 de sexta-feira, no salão principal da SDUB “Os Franceses”, com o concerto de “FIASCO”, um duo intimista constituído por Filipa Franco (voz) e Vasco Pimentel (piano), que irá apresentar um repertório “que abrange algumas composições originais, escritas por ambos, e outras canções do cancioneiro norte-americano”, com temas de jazz contemporâneo e música brasileira.

- PUB -

A primeira noite inclui ainda, no mesmo local, pelas 22h30, uma Jam Session aberta a todos os músicos que nela queiram participar.

No sábado à tarde, às 16h00, o festival prossegue no Jardim d’Os Franceses, com a iniciativa “Jogos Musicais no Jardim”, num momento “descontraído” que pretende relembrar a infância e estimular o espírito jovial, transversal a qualquer geração, sendo recomendada “a qualquer criança, jovem e adulto com coragem para brincar”.

Ao longo do dia, na Academia de Jazz, será ainda possível participar em aulas experimentais gratuitas de instrumento ou voz.

- PUB -

Na altura, estarão disponíveis aulas de acordeão, baixo, bateria, contrabaixo e guitarra, mas também de piano, saxofone, trompete, ukelele, violino e voz, independentemente do nível de conhecimento do aluno.

A reserva da aula poderá ser feita via endereço electrónico (academiajazzfranceses@gmail.com), com informações do nome, contacto telefónico e instrumento de cada participante.

A primeira edição do festival termina dia 6, pelas 21h30, no salão da Sociedade, com o concerto de “Swing na Guelra”, colectivo formado por músicos nacionais e estrangeiros, radicados em Lisboa.

Numa troca musical diversa, a formação apresenta canções que evocam a sonoridade tradicional do género musical “jazz manouche” e celebram a miscelânea cultural de forma acessível e contagiante. Após o concerto, volta a ter lugar mais uma Jam Session, aberta a todos os músicos interessados.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -