23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Descobertas sobre Retábulo-mor reveladas em palestra

Descobertas sobre Retábulo-mor reveladas em palestra

Descobertas sobre Retábulo-mor reveladas em palestra

Investigadora Vanessa Antunes analisou vários aspectos relacionados com “obra-prima da arte sacra”

 

Foram abordadas pela investigadora Vanessa Antunes, numa palestra realizada no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, a importância histórica e a partilha de descobertas recentes sobre o retábulo-mor do Convento de Jesus.

- PUB -

Foi no encontro “À sombra do visível: descobertas no estudo do retábulo-mor do Convento de Jesus de Setúbal atribuído à oficina do pintor régio Jorge Afonso”, que Vanessa Antunes analisou vários aspectos relacionados com esta “obra-prima da arte sacra que combina habilidade técnica e profundidade espiritual”.

Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal explica que neste encontro foi, igualmente, abordado o papel do retábulo-mor do Convento de Jesus, pintado no século XVI, como “testemunho da importância da arte na expressão da fé e da cultura em Portugal” durante a época do Renascimento.

Vanessa Antunes é doutorada em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo actualmente investigadora integrada do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vanessa Antunes realiza agora um pós-doutoramento, em parceria com o Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa, sobre “Preparar a imagem – transcontextualidade da matéria preparatória no século de ouro da pintura portuguesa”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -