Para além do concerto da banda de Alcobaça na noite de 24, entre outras actividades, está previsto o habitual Desfile da Liberdade, com partida da Avenida de Santa Maria
Para além de diversas exposições e actividades desportivas que acontecem no dia 25 de Abril, a noite de 24 “tem sempre um peso muito importante para todo o país, principalmente na margem sul”, afirmou ao jornal O SETUBALENSE a vereadora da Cultura da Câmara do Barreiro, Sara Ferreira, que anunciou que a data será assinalada este ano com uma actuação dos The Gift naquele concelho, pelas 22 horas, no Parque da Cidade.
A banda da vocalista Sónia Tavares e os músicos que a acompanham desde 1994, regressam uma vez mais àquela cidade, desta vez, para apresentarem o espectáculo “Verão”, que tem a energia que caracteriza as suas actuações ao vivo como atracção numa “explosão de ritmos, sons e cores”. O concerto vai incluir no seu alinhamento músicas do último trabalho “Verão”, assim como os singles que têm marcado a sua carreira nos principais palcos nacionais.
Refira-se que o disco nasceu de um “impulso” da banda de Alcobaça em fazer um trabalho “simples”, que fosse “gravado rapidamente”, tendo acabado por se revelar “uma obra mais ambiciosa do que o previsto”. Mais rítmico e musculado, o trabalho musical “Verão” (que também dá nome ao espectáculo da banda), inclui duas faixas em português, entre os quais o tema-título, que foi também o primeiro single deste disco.
Os The Gift, formados por Nuno Gonçalves, John Gonçalves, Sónia Tavares e Miguel Ribeiro, assinalaram no ano passado 25 anos de carreira e encontram-se agora a promover este trabalho. Recorde-se que a primeira maquete do grupo (“Digital Atmosphere”) surgiu em 97, seguindo-se “Vinyl”, em 1998, bem como “Film” (2001) e o disco “AM-FM”, marcado por alguns dos maiores sucessos da banda, lançado no ano de 2004. O seu percurso musical inclui ainda os álbuns “Fácil de Entender” (2006), “Explode” (2011), “Primavera” (2012) e “Altar”, em 2017, antes da chegada de “Verão” em 2019.
A anteceder o concerto e com partida da Avenida de Santa Maria, em direcção àquele parque concelhio, terá lugar pelas 20h30 o habitual Desfile da Liberdade, numa organização da Associação de Colectividades, com o município barreirense e o movimento associativo. Durante a manhã de 25 de Abril, está igualmente prevista uma sessão solene com o hastear de bandeiras pelas várias freguesias do concelho.