26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Aluno da Secundária Sebastião da Gama dá bronze à região nas Olimpíadas de Matemática

Aluno da Secundária Sebastião da Gama dá bronze à região nas Olimpíadas de Matemática

Aluno da Secundária Sebastião da Gama dá bronze à região nas Olimpíadas de Matemática

Fotografia da Escola Secundária Sebastião da Gama

Duarte Caldeira foi o único estudante do distrito de Setúbal a conquistar um lugar de pódio na competição nacional

 

A cidade de Setúbal ficou representada no pódio das Olimpíadas Portuguesas de Matemática 2019-2020. Duarte Miguel Gonçalves Caldeira, aluno na Escola Secundária Sebastião da Gama, conquistou a medalha de bronze na final da 38.a edição do evento, na categoria do 7.° ano.

- PUB -

O jovem estudante foi o único do distrito de Setúbal a figurar entre os medalhados destas olimpíadas, cuja cerimónia de encerramento realizou-se online, no passado dia 3, através da plataforma Zoom.

Este ano, face ao contexto pandémico que se atravessa, a final das olimpíadas – inicialmente prevista decorrer em Março nas Caldas da Rainha – foi adiada.

“As provas finais da competição decorreram no dia 12 de Setembro, com apenas uma prova, em vez das duas habituais, e pela primeira vez em cinco locais distintos, de forma a evitar aglomerados”, lembra a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), responsável pela organização da iniciativa em conjunto com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Os “90 alunos – que haviam sido seleccionados” em duas eliminatórias prévias – realizaram as provas finais num dos seguintes estabelecimentos de ensino superior: Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Instituto Superior Técnico, em Lisboa, Universidade do Algarve e Universidade da Madeira.

- PUB -

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática “dividem-se em três categorias: categoria Júnior (6.º e 7.º anos), categoria A (8.º e 9.º anos) e categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos)”, explica a SPM. “Cada categoria, que conta com um total de 30 alunos, atribui três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze”, adianta a entidade organizadora do evento.

Rui Zhu Wang voltou a destacar-se, já que se tornou no “primeiro aluno a conseguir conquistar sete medalhas nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), uma por cada ano de participação”, desde 2014. Representou a Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro, alcançou nesta edição a prata e ingressa agora no ensino superior.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -