16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeExposição mostra aos mais novos oposição estudantil à ditadura

Exposição mostra aos mais novos oposição estudantil à ditadura

Mostra patente até 27 de Abril na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola

 

- PUB -

“Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)” é o título da exposição que está patente em Grândola, até 27 de Abril, divulgou a câmara.

A mostra, que pode ser visitada na sala polivalente e a sala de exposições da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, está integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O objectivo é “dar a conhecer aos mais novos, designadamente aqueles que nasceram em democracia, como, nos últimos anos do regime de Salazar e Caetano, os jovens estudantes do ensino secundário, entre os 13 e os 17 anos, foram elementos activos e preponderantes na oposição à ditadura”, resumiu o município.

- PUB -

“Pretende-se demonstrar como estes jovens sentiram o dever de contestar abertamente a ausência de liberdade e as restrições impostas pela ditadura nas suas vidas: nos estudos, no acesso à cultura, no simples convívio, bem como no seu direito a viver em paz e não terem de combater numa guerra em África a cuja finalidade não aderiram”, acrescentou.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -