10 Maio 2024, Sexta-feira

- PUB -
Obra sobre origens do Movimento Negro em Portugal apresentada amanhã

Obra sobre origens do Movimento Negro em Portugal apresentada amanhã

Obra sobre origens do Movimento Negro em Portugal apresentada amanhã

Cristina Roldão, socióloga e docente do Politécnico de Setúbal, integra a equipa de investigadores

 

É apresentado amanhã o livro “Tribuna Negra: Origens do Movimento Negro em Portugal, 1911-1933”, da autoria da socióloga Cristina Roldão. A docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), ”, em co-autoria com o antropólogo Pedro Varela, da Universidade de Coimbra, e o historiador José Augusto Pereira, da Universidade Nova de Lisboa, fará a apresentação da sua obra na Casa da Cultura, em Setúbal, pelas 15 horas.

A apresentação da obra está a cargo de Ana Pires Sequeira, também docente da escola de educação do politécnico, prosseguindo-se os comentários pelos autores, assim como um momento para perguntas e respostas do público.

Este livro é o resultado de um “trabalho colectivo de pesquisa”, que se propõe a “levantar o véu” sobre o que se considera “uma história silenciada”, a do movimento negro que ganhou expressão em Lisboa nos tempos da I República, “combatendo o racismo, exigindo direitos para as populações nos territórios colonizados, e criticando igualmente o colonialismo”, explica o politécnico em nota de Imprensa.

Este grupo é “fruto da resistência organizada em África e dialogou com formas de internacionalismo negro, como o pan-africanismo”, segundo revelam os investigadores, que nestas páginas percorrem “a vida desta geração, dos seus inúmeros jornais, organizações e activistas”, até à “ascensão da ditadura e perseguição política dos seus mais destacados militantes”.

“Problematizamos o modo como raça, género e classe atravessaram este movimento e as relações políticas que estabeleceu com a diáspora negra no mundo e com a ‘Geração Cabral’”, adiantam ainda os autores, esperando com este livro poder “interpelar as gerações do presente e do futuro sobre a História Negra em Portugal”.

Doutorada em Sociologia, Cristina Roldão é investigadora do ISCTE-IUL, além de docente da ESE/IPS, onde integra a coordenação do “Roteiro Antirracista”. Este espaço foi inaugurado em 2019, para permitir a “reflexão crítica e prática” para uma comunidade académica “mais inclusiva”. Tem ainda participado activamente no debate académico e público sobre o racismo e a História Negra na sociedade portuguesa, nomeadamente como cronista do jornal Público.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -