2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeSetúbal, Palmela e Sesimbra em busca da neutralidade carbónica

Setúbal, Palmela e Sesimbra em busca da neutralidade carbónica

Memorando aprovado em reunião de câmara quer promover descarbonização e facilitar a implementação dos roteiros de transição

 

- PUB -

Foi aprovado pela autarquia setubalense a subscrição de um memorando de entendimento, que visa a promoção da neutralidade carbónica no território Arrábida. O Memorando de Entendimento para a Neutralidade Carbónica do Território Arrábida “formaliza o compromisso” dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, assim como dos agentes que operam na região para promover a descarbonização.

“Facilitar a implementação e o acompanhamento dos roteiros de transição para a neutralidade climática concebidos para estes municípios, de forma sustentada e participada”, é o principal objectivo delineado na deliberação camarária.

Através da subscrição deste memorando, a edilidade sadina, juntamente com Palmela e Sesimbra, compromete-se a contribuir para promover a “colaboração, o envolvimento dos actores e a utilização dos meios adequados para atingir a neutralidade carbónica do Território Arrábida”.

- PUB -

Em nota de imprensa, a autarquia explica que designa, igualmente, um representante para integrar o Grupo de Trabalho para Acompanhamento do Roteiros, coordenado pela ENA. Tem como objectivo “facilitar a implementação e monitorização dos roteiros de transição para a neutralidade climática” nos três municípios, analisando o “progresso e os impactes no território das medidas adoptadas para reduzir as emissões de CO2”.

No âmbito da Lei de Bases do Clima, os municípios portugueses estão obrigados a elaborar, até Fevereiro, Planos Municipais de Acção Climática, que devem “contemplar as medidas de mitigação e adaptação a implementar no território”.

No âmbito deste projecto, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, está a apoiar a autarquia setubalense na construção do seu próprio “cenário de transição climática e energética” e na “elaboração de estratégias de mitigação para atingir a neutralidade carbónica através de roteiros de transição integrados, tal como já fez com os Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas (PLAAC – Arrábida) no que diz respeito às medidas de adaptação”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -