10 Maio 2024, Sexta-feira

- PUB -
Adopção e esterilização de animais nos canis municipais cada vez com mais adesão

Adopção e esterilização de animais nos canis municipais cada vez com mais adesão

Adopção e esterilização de animais nos canis municipais cada vez com mais adesão

Próximo fim-de-semana reservado para iniciativas dedicadas aos patudos

 

Comemora-se a 4 de Outubro o Dia do Animal e um pouco por toda a região vão sendo preparados programas que contam com várias actividades onde o objectivo é que a comunidade possa estar envolvida com os ‘patudos’.

Práctica comum, ao longo de todo o ano, são as recolhas de bens alimentares para os companheiros de quatro patas – seja através de associações que acolhem/recolhem os animais ou organizações não governamentais sem fins lucrativos.

Exemplo disso são as iniciativas do Banco Solidário Animal (BSA) que realizou no fim-de-semana de 16 e 17 de Setembro uma acção nas lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, em Setúbal, que resultou na angariação de 233 toneladas de bens.

O mesmo decorreu este fim-de-semana (30 de Setembro e 1 de Outubro) nas lojas Mercadona e Pingo Doce, uma campanha onde as angariações vão ser distribuídas por “mais de 600 entidades de apoio animal (associações legalmente constituídas, grupos de apoio animal e protectores individuais), famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo inscritos nos Pro- gramas de Apoio da Animalife”, avança a nota de imprensa da Animalife.

A iniciativa vai repetir-se já no próximo fi m-de-semana (7 e 8 de Outubro) desta vez nos supermercados Auchan, My Auchan e Mercadona, do concelho de Setúbal.

Autarquia sadina empenhada na vida dos ‘patudos’

A Câmara Municipal de Setúbal assume o compromisso com o bem-estar e a saúde dos animais através do Centro de Recolha Ofi cial de Animais de Companhia do Município de Setúbal (CROAC), um serviço disponível no Parque Municipal de Poçoilos.

Licenciado com a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o organismo camarário dispõe de alojamento para 30 cães e seis gatos, funcionando em regime de canil e gatil municipal.

Assim, os animais que aqui dão entrada “são desparasitados e avaliados antes de passarem a coabitar com outros animais alojados”, explica o site oficial da autarquia sadina. Existem
ainda outros procedimentos para os animais que cheguem com e sem microship – aparelho de identificação do animal e respectivo dono –, e mesmo aqueles que cheguem doentes ou debilitados.

Outro dos programas praticado pelo município passa pela Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), uma acção que é identifi cada como um método de controlo de colónias de gatos para evitar os nascimentos de ninhadas e dar aos ‘patudos’ uma melhor qualidade de vida. Decorrem ainda “campanhas de sensibilização, incentivo e até apoios sociais à esterilização
a pessoas com carência económica comprovada”.

Este ano o CROAC revela que já foram adoptados e esterilizados centenas de animais (ver caixa).

Seixal prepara fim-de-semana dedicado ao bem-estar animal

É já no próximo fim-de-semana (7 e 8 de Outubro) que decorre a Festa do Bem-Estar Animal com lugar no Parque Municipal do Serrado, nafreguesia da Amora, no concelho
do Seixal.

Entre as 9h30 e as 18h os visitantes vão poder trazer os seus animais de companhia para aproveitar muitas actividades que vão também “sensibilizar para temas relacionados com as responsabilidades sociais e legais no bem-estar e saúde dos animais, alertando para temas como a adopção responsável e o papel dos animais de companhia na nossa sociedade”, explicam em nota de imprensa.

Entre adopção de animais, demonstrações de treino canino – conhecido como agility – e mostra das associações seixalenses que trabalham neste âmbito, a 5.a edição do certame vai ainda contar com passeios a trote nos cavalos da GNR, pinturas faciais e modelagem de balões, uma caricaturista, fotografias e insufláveis.

Também a Câmara Municipal de Grândola, aquando da realização da edição de 2023 da Feira de Agosto dinamizou uma campanha de adopção de animais da qual já se conhecem os números. No total dos 22 animais acolhidos num novo lar, contabilizam-se 15 gatos e 7 cães. A iniciativa foi realizada em parceria com a associação Casa 4 Patas que a autarquia grandolense diz ter um notável trabalho diário na “recolha de animais no município de Grândola, pela promoção de acções de educação e sensibilização da população para a promoção da adopção responsável”.

Setúbal | Números de adopções e esterilizações

Os dados são do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Setúbal (CROAC) e mostram o trabalho que tem sido feito de Janeiro a Agosto deste ano.

Assim, e até ao momento, foram registadas adopções de 130 gatos e 71 cães, realizadas 562 esterilizações em felídeos e 73 em canídeos, ao que se soma a colocação de chip de identifi cação em 614 gatos e 109 cães.

Ao nível do programa CED, também entre os meses de Janeiro e Agosto, foram capturados 444 felídeos, “mais 39 por cento quando comparado com todo o ano de 2022”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -