28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlmadaBandeira Azul aprova todas as praias da Costa de Caparica candidatas ao...

Bandeira Azul aprova todas as praias da Costa de Caparica candidatas ao galardão ambiental

A Câmara Municipal de Almada candidatou 10 praias e todas foram aceites, mas falta ainda a vistoria final 

- PUB -

A Câmara de Almada candidatou dez praias ao programa nacional Bandeira Azul da Europa e todas as candidaturas foram aceites. Agora vai decorrer o período de vistorias no terreno.

Com a entidade responsável pela atribuição deste galardão a considerar como boas todas as candidaturas entregues pela autarquia, o mais provável é a frente atlântica do concelho de Almada voltar a “distinguir-se pela qualidade da sua zona balnear”, refere a Câmara de Almada, relativamente à maior extensão da zona de banhos da Área Metropolitana de Lisboa.

Dá a saber a autarquia, que para hastear as bandeiras azuis “é agora necessário cumprir a etapa seguinte”, portanto, nos próximos dias, as praias galardoadas “vão passar por um rigoroso processo de monitoração, para confirmar no terreno o cumprimento dos 33 critérios exigidos na candidatura”.

- PUB -

Este galardão representa o esforço de diversas entidades em “equilibrar o desenvolvimento local e o respeito pelo ambiente e pretende elevar o grau de consciencialização de cidadãos e decisores para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre (lagos)”.

Este ano, com o Dia Internacional da Geodiversidade a ser assinalado pela primeira vez, a Associação Bandeira Azul da Europa propõe que se “dê visibilidade ao mundo das formações rochosas, dos afloramentos e dos assoreamentos. Um património natural que vale a pena conhecer, compreender e preservar”.

indica a Câmara Municipal que a paisagem litoral do concelho de Almada “será um dos locais perfeitos para trabalhar este tema”. Assim, o “desafio é conhecer melhor as praias do concelho, investigar a sua formação, promover os geosítios e, sobretudo, perceber como é fundamental respeitá-los e preservá-los”, refere ainda a autarquia.

- PUB -

Praias do concelho com candidatura aprovada à Bandeira Azul

– Praia de São João da Caparica;
– Praia de Santo António;
– Praia do CDS;
– Praia do Paraíso;
– Praia do Dragão Vermelho;
– Praia Nova;
– Praia da Mata;
– Praia da Rainha;
– Praia da Sereia;
– Praia do Infante.

 

Quatro pessoas resgatadas das águas em São João da Caparica

Quatro pessoas, entre os 25 e 34 nos, foram resgatadas das águas da praia de São João da Caparica, concelho de Almada, no passado dia 1 de Maio, informou a Autoridade Marítima Nacional.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa enviou um alerta pelas 16h50, e foram activados para o local os tripulantes da Estação Salva-vidas de Lisboa, elementos do Projecto Praia Saudável, com uma moto 4X4, e elementos do Projecto Praia Protegida, com elementos dos Bombeiros Voluntários da Trafaria.

Para o local deslocaram-se ainda “elementos dos Bombeiros Voluntários da Trafaria com uma viatura. Duas vítimas foram resgatadas da água pelos bombeiros pertencentes ao Projecto Praia Protegida, e duas foram resgatadas da água pelos elementos do Projecto Praia Saudável”.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, “um homem, de 34 anos, ficou inconsciente ao chegar ao areal e, após prestados os primeiros socorros, foi transportado para uma unidade hospitalar pelos Bombeiros Voluntários da Trafaria”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -