26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedade‘Terras da Comporta’ vai criar mais de cinco mil postos de trabalho...

‘Terras da Comporta’ vai criar mais de cinco mil postos de trabalho até 2030

Imobiliária Vanguard Properties assume “compromisso de longo prazo” com Grândola e Alcácer do Sal em particular e com o distrito de Setúbal em geral

 

- PUB -

O projecto imobiliário “Terras da Comporta”, da promotora imobiliária Vanguard Properties, vai criar mais de cinco mil postos de trabalho directos e indirectos. Estes são os números pre­vistos pela empresa até ao final da dé­cada, altura em que as principais obras de edificação estarão concluídas. “O nosso projecto é integrado e in­tegrador”, explica o CEO da Vanguard Properties, José Cardoso Botelho, ao jornal O SETUBALENSE. “Isto pressupõe um compromisso sério de longo prazo que estabelecemos com os concelhos de Alcácer do Sal e de Grândola e que passa, também, pela criação de empre­go e a geração de riqueza no distrito de Setúbal, factores críticos para a melhoria da qualidade de vida na região”.

O compromisso da Vanguard Pro­perties já se materializou de diversas formas, nomeadamente em acções conjuntas com as autarquias de Alcácer do Sal e de Grândola para sensibilização sobre a sustentabilidade e as alterações climáticas, junto dos alunos da Escola Secundária de Alcácer do Sal, do Agru­pamento de Escolas de Grândola e dos estudantes da Escola Profissional de De­senvolvimento Rural de Grândola, além de apoios por parte da imobiliária à Feira de Agosto e à Semana da Juventude.

No final de 2022, a Vanguard Proper­ties anunciou vários investimentos que colocam o projecto “Terras da Comporta” também ao serviço das comunidades lo­cais, que poderão beneficiar de cuidados de saúde, educação, desporto e cultura.

- PUB -

Apostas na saúde, educação, cultura e desporto

O projecto inclui duas áreas de desen­volvimento situadas nos concelhos de Alcácer do Sal e de Grândola, deno­minados “Torre” e “Dunas”, que terão equipamentos de acesso universal, tal como o “Muda Reserve”, na Muda.

No “Dunas”, perto do Carvalhal, será construída uma unidade clínica com uma oferta de serviços de saúde, ao abrigo de uma parceria estabelecida en­tre a Vanguard Properties e a CUF. Este loteamento terá também uma escola explorada pela Brave Generation Aca­demy, que já está presente em Setúbal, sendo que 30% das vagas serão atribuí­das gratuitamente aos alunos da região com maiores dificuldades económicas.

- PUB -

Na cultura, a Vanguard Properties de­safiou a “Casa das Letras” para a criação de hubs culturais e criativos no projecto “Terras da Comporta”, incluindo espa­ços de leitura e bibliotecas itinerantes, cursos e workshops, espaços juvenis e polos de animação cultural com projec­ção junto da comunidade local.

Refira-se ainda que no “Terras da Comporta”, mais precisamente no loteamento “Torre”, nascerá também uma Cidade do Desporto onde estarão disponíveis 28 modalidades diferentes.

Vanguard traz inovações sustentáveis

A sustentabilidade será a trave-mes­tra do projeto “Terras da Comporta”. Desde logo porque albergará a maior comunidade de energia descentrali­zada da Europa, com uma produção de energia renovável estimada de 7MW, ao abrigo de uma parceria cele­brada com a Greenvolt Comunidades.

No âmbito desta parceria, serão instalados painéis fotovoltaicos nos loteamentos “Torre” e “Dunas”, ga­rantindo que os edifícios terão uma autonomia energética de pelo menos 80%, através da produção própria a partir de fontes renováveis.

Além disso, para garantir que todos os edifícios do projeto sejam neutros do ponto de vista carbónico, a Van­guard Properties investiu 30 milhões de euros na KŌZŌWOOD Industries, uma empresa portuguesa especiali­zada na construção em madeira.

Este investimento estratégico permi­tirá que as estruturas de todos os edifí­cios do projecto “Terras da Comporta” sejam em madeira. Face à tradicional construção em betão, a construção de casas em madeira traz várias vantagens, desde logo a alta eficiência energética e o facto de terem uma pegada ambiental neutra e negativa.

As vantagens tam­bém são visíveis ao nível do processo da construção, uma vez que o processo de construção de casas em madeira é realizado em fábrica, sendo depois a casa transportada até ao sítio em que será edificada.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -