29 Novembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAlmada Extreme Sprint esteve acima das expectativas e edição de 2023 já...

Almada Extreme Sprint esteve acima das expectativas e edição de 2023 já está a ser preparada

A competição automóvel que junta famílias chamou aos antigos estaleiros navais cerca de 30 mil pessoas

- PUB -

Em apenas quatro edições, o Almada Extreme Sprint já se transformou numa competição icónica do automobilismo na região de Setúbal, e mesmo no País. Aberto a clássicos, à memória da competição automóvel e à velocidade de hoje, o evento encheu com público o ex-estaleiro da Lisnave, em Cacilhas, no passado fim-de-semana.

No sábado decorreram as voltas de reconhecimento e, no domingo, acelerou-se a sério com Carlos Fernandes acompanhado por Pedro Afonso ao volante do Mitsubishi Evo VI a vencer na classe Sprint. Na classe Regularidade, o primeiro lugar do pódio foi para a dupla Sérgio Viana e Afonso Viana em BMW 325i Six, e nos Eléctricos, entre os cinco em competição, venceu Nuno Serrano com Alexandre Berardo como segundo piloto, em Kia EV6.

No total participaram 86 concorrentes, e 120 desfilaram entre carros clássicos e motos entre as docas e pavilhões da antiga Lisnave.

- PUB -

Ainda sem números certos, o cálculo da organização aponta para uma assistência entre as “26 e 30 mil pessoas”, com a característica desta ser “essencialmente composta por famílias”, comenta Fernando Matias, presidente do Clube de Motorismo de Setúbal (CMS), entidade que organizou o Almada Extreme Sprint.

Com a edição 2023 já em preparação, a de 2022 foi “a melhor de sempre”, qualifica o presidente do CMS. “A adesão superou o esperado”, para isso terá também contribuído o facto de, pela primeira vez, terem sido montadas bancadas no recinto.

Pertença do Fundo Margueira Capital, os estaleiros da Margueira na beira Tejo, há muito que esperam ser descontaminados e recuperados para a construção do mega-projecto urbanístico Cidade da Água. Para Fernando Matias, é quase certo que no próximo ano o Almada Extreme Sprint vai acelerar no mesmo território, mas não tem a certeza se volta a ser em Outubro. “Preferimos realizar esta competição depois das férias de Verão, mas se o proprietário do terreno tiver de avançar com as obras de reconversão poderemos antecipar o evento”, avança o presidente do AMC.

- PUB -

Mesmo que o Almada Extreme Sprint perca o terreno da ex-Lisnave, a organização tem já em cima da mesa um plano B. O presidente do AMC prefere não avançar com pormenores, mas dá como certo que este modelo de competição é para continuar, em terrenos cuja segurança está a ser estudada.

O Almada Extreme Sprint foi organizado pelo Clube de Motorismo de Setúbal com o apoio da Câmara Municipal de Almada, teve como promotor a Racing 4 All e patrocinador a AMG Gonçalves.

Rampa da Arrábida volta a relembrar míticos

A Rampa da Arrábida está de volta em Abril de 2023 e, a cinco meses e meio de se ver e ouvir no denso verde de Setúbal, já está a ser preparada pelo Clube de Motorismo de Setúbal (CMS), que organiza esta competição. “O ano passado tivemos muito público e, na próxima edição, esperamos que a prova Rainha da Arrábida tenha ainda mais”, comenta Fernando Matias, presidente do CMS.

Entretanto, está previsto o regresso do Revival Arrábida, um modelo que já passou pela rampa em Setúbal. Trata-se de uma demonstração de carros míticos, que vão ser conduzidos por pilotos consagrados que, sem competição, vão subir a Serra da Arrábida, revela Fernando Matias.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -