29 Novembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeArrancou ontem a iniciativa para ajudar seniores a serem mais saudáveis

Arrancou ontem a iniciativa para ajudar seniores a serem mais saudáveis

Ontem, segunda-feira, regressou o projecto Desportivamente em (Re)Forma, promovido há duas décadas pela Câmara Municipal de Setúbal. O objectivo é proporcionar actividades saudáveis à população sénior do município.

- PUB -

Segundo refere a autarquia, em comunicado, esta é uma iniciativa que já chegou a milhares de cidadãos, e que permite aos “maiores de 65 anos, manterem uma actividade física moderada acompanhada por profissionais e adaptada às suas necessidades, motivações e condições psicomotoras e fisiológicas”.

Esta prática desportiva resulta na “promoção do aumento da qualidade de vida através da criação e manutenção de hábitos saudáveis”, a que se junta o “combate ao isolamento que caracteriza muitas vezes a população desta faixa etária”.

O projecto, desenvolvido através da Divisão de Desporto do município, “disponibiliza sessões de actividade física em grupo em modalidades como ginástica, hidroginástica, boccia, dança, chi kung e equilíbrio”.

- PUB -

Quando começou, em 2001, o projecto envolveu apenas meia centena de pessoas, desde então já “milhares de cidadãos tiveram a oportunidade de participar nestas actividades”, que acontecem de Outubro a Junho. Em matéria de investimento, refere a Câmara Municipal que este valor ronda os 50 mil euros.

Entretanto, no último ano, “perto de 800 cidadãos” frequentaram estas acções que, em linha com as orientações da Organização Mundial da Saúde, proporcionam um “estilo de vida melhor, num contributo para a prevenção de doenças e para a promoção do bem estar físico e mental, com a vantagem do envolvimento em momentos de convívio e lazer”.

As actividades propostas, são gratuitas e realizadas em parceria com instituições locais nas cinco freguesias do concelho, com vista a “garantir um leque alargado de acções adaptadas à população sénior”.

- PUB -

O Vitória Futebol Clube, a Associação Cristã da Mocidade, o Clube Naval Setubalense, a Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-Vinda a Liberdade, a Cooperativa de Habitação e Construção Económica Força de Todos, União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, Casa do Pessoal da Secil e a Liga dos Amigos da Terceira Idade são as instituições que desenvolvem mais de meia centena de sessões semanais nos diferentes espaços desportivos associados.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -