4 Dezembro 2022, Domingo
- PUB -
InícioSociedade“Não temos petróleo nem diamantes portanto os nossos jovens são a riqueza...

“Não temos petróleo nem diamantes portanto os nossos jovens são a riqueza do País”

Ministra Elvira Fortunato dá as boas- -vindas aos novos estudantes. Sessão de acolhimento marca arranque do ano lectivo

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) contou este ano com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, na sua sessão de acolhimento aos novos estudantes, que teve lugar nesta segunda-feira, 26 de Setembro, no Clube Desportivo do IPS.

A cerimónia iniciou-se com uma actuação do Chapitô, uma casa da cultura e do espectáculo, com relevância para as artes circenses. A actuação do grupo teve como temática o ambiente, enviesado para a preocupação com a quantidade de plásticos que se encontra nos oceanos. De regresso ao formato presencial, nesta sessão anual de boas- -vindas a presidente do IPS, Ângela Lemos, dirigiu oficialmente as primeiras palavras aos recém-chegados, felicitando-os pela escolha.

A presidente do instituto informou que cerca de 92% dos estudantes escolheu o Politécnico de Setúbal como primeira opção, através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, também marcou presença no evento, garantindo que o futuro de Portugal está nos jovens. “Vocês [jovens] são o futuro, como sabem não temos riquezas, não temos petróleo, não temos diamantes, mas temo-vos a vocês, portanto os nossos jovens são a riqueza do País”. Elvira Fortunato garantiu que a aposta na juventude é essencial para o crescimento do País. “O futuro começa hoje e Portugal precisa de vocês”, concluiu.

- PUB -

A cerimónia foi encerrada com a actuação das tunas académicas do politécnico sadino. O grupo SemperT’unos foi o entretenimento, terminando o evento que abriu as portas aos novos estudantes. Este foi o momento que assinalou o arranque de um programa de actividades transversais a todas escolas, entre as quais a habitual praxe académica, através da qual a comunidade académica do IPS procura acolher e integrar quem chega de novo ao ensino superior e às cidades de Setúbal e do Barreiro.

Até Dezembro, numa organização que resulta da articulação entre as direcções/conselhos pedagógicos das cinco escolas IPS e da Associação Académica (AAIPS), o programa “IntegraTe” contempla várias iniciativas temáticas para dar a conhecer a instituição, os seus serviços de apoio, a dinâmica da sua vida académica e os projectos em curso na área da responsabilidade social, internacionalização e empreendedorismo. Da sua componente de responsabilidade social, destaca-se a habitual acção de limpeza do Estuário do Sado, agendada para amanhã, 28 de Setembro, das 09h00 às 12h00, iniciativa de voluntariado que anualmente mobiliza centenas de novos estudantes na zona industrial da Mitrena.

Também de regresso está a secção “Ativa-te!”, no âmbito do festival CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários, que fará do IPS, entre 17 e 21 de Outubro, o local de exibição de dezenas de sessões de cinema e de debate em torno de várias temáticas associadas aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O projecto, uma parceria entre a Associação Cultural Festroia e o IPS, é financiado em exclusivo pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega através do Programa Cidadãos [email protected] (Active Citizens Fund/EEA Grants), sendo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -