25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalComunistas de todas as idades de norte a sul do País ‘levantam’...

Comunistas de todas as idades de norte a sul do País ‘levantam’ Festa do Avante!

Quinta da Atalaia em contagem decrescente para a Festa que se livrou das restrições pandémicas e espera público

- PUB -

A apenas três dias de começar a maior festa organizada por um partido político no País, pelo PCP, a Quinta da Atalaia, no Seixal, garante os últimos preparativos para de 2 a 4 de Setembro receber os visitantes na 46.ª edição da Festa do Avante!.

Ao longo dos 50 hectares que compõem o espaço, os pavilhões vão ganhando forma, mas ainda há muito que se faça. Militantes do partido, simpatizantes ou “festivaleiros” apenas, investem os últimos esforços para que a Festa chegue a bom porto.

“Coloca a tábua por cima, é mais fácil”, avisa Rui Nunes. Comunista há mais de cinco décadas, não perde uma oportunidade em ajudar no que pode. “Desde a primeira festa que eu cá ando. Ainda no tempo em que era feita na FIL [Feira Internacional de Lisboa]”, relembra.

- PUB -

A viver relativamente perto das instalações, em Alhos Vedros, aproveita o tempo que a reforma lhe dá para se dedicar diariamente a construir o stand que vai funcionar como restaurante de choco frito, em representação da gastronomia setubalense.

“Estes ares da Quinta da Atalaia fazem bem à saúde. Há paz, solidariedade, convívio, há de tudo. É uma alegria”, afirma.

“Um revolucionário nunca se reforma”

- PUB -

Para uns uma alegria, para outros, a concretização do Avante! é muito mais: “reivindicação política, cultural, social e económica”, afirma Manuel Lopes, ex-operário fabril que viu a reforma ser-lhe antecipada por incapacidade. Quanto à ajuda dentro do partido, a sua posição é clara: “Um revolucionário nunca se reforma”.

Habituou-se a rasgar quilómetros entre o Seixal e a cidade onde vive, Viseu, e, durante a organização do evento, está a acampar no parque de campismo próprio para os que vêm de longe.

Em tempos em que acredita que os valores comunistas “estão a ser fortemente distorcidos e atacados”, convenceu-se de que o Avante! é a solução: “Vamos fazer uma grande festa para toda a gente”.

Juventude Comunista

No lado oposto do recinto, os mais novos têm um espaço dedicado. A Cidade da Juventude ergue-se com a ajuda de jovens voluntários que abdicaram das férias de Verão para ‘dar uma mãozinha’ nas preparações.

É o caso de Pedro Rodrigues que aos 19 anos ficou responsável pela organização da Cidade da Juventude. Admite ser uma tarefa importante, mas está confortável com o cargo: “Nada é impossível e aqui todos ajudamos”.

Para Sara Rocha e Maria Teixeira, de 19 e 21 anos, a Festa já começou. Pertencem à Juventude Comunista Portuguesa (JCP) e, apesar do trabalho, mostram-se animadas: “O trabalho é feito entre amigos, por isso faz-se bem”, riem.

Previsão de mais visitantes do que em 2021

Após dois anos de festa marcados por restrições sanitárias, o Partido Comunista está agora em contagem decrescente para o evento que acredita trazer mais pessoas, relativamente a 2021.

“Estamos a preparar a construção para mais gente”, diz Eduardo Vieira, membro da organização da festa. “O ano passado houve mais visitantes, em comparação com 2020, e acreditamos que este ano a história se repita”.

Depois de duas edições polémicas em que o valor das despesas se demonstrou superior ao número das receitas pelo decréscimo de bilhetes vendidos, – dados partilhados pelo Jornal Eco – Eduardo Vieira nega que a posição adoptada pelo PCP em relação à guerra na Ucrânia possa constituir um entrave ao número de visitantes.

O PCP foi o único partido com assento parlamentar que não condenou a invasão militar da Ucrânia, mas a organização da Festa continua a demonstrar confiança na edição preparada.

“Os portugueses vão entendendo progressivamente a nossa posição. Pelos sinais que vamos tendo, cresce o número de pessoas que quer vir à Festa, sabendo que é um espaço de paz, liberdade e democracia”, assegura.

Quanto às críticas que têm sido frequentemente feitas aos artistas que vão actuar na festa, Eduardo Vieira considera ser “um atentado à liberdade de expressão e à democracia”. “É uma acção premeditada de tentar confundir os portugueses relativamente à posição do PCP em relação à guerra. São calúnias”, acrescenta.

Homenagem a Saramago e música electrónica

Além de ser um evento político, a Festa do Avante! concentra em si espectáculos desportivos e culturais, com uma forte componente musical.

Este ano, comemora-se o aniversário do centenário de José Saramago, militante do partido comunista, com um reportório de música clássica de autores citados nas obras do escritor e ainda música original inspirada no Nobel da Literatura.

O cartaz, que segue os contornos de anos anteriores com a apresentação de música portuguesa e afro-descendente, acrescenta uma novidade nesta edição: a Rave Avante!, composta por espectáculos de música electrónica que tem como mote as mulheres e as suas lutas.

 

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -