9 Agosto 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaPúblico elege “Eu sou a minha própria mulher” para voltar Festival de...

Público elege “Eu sou a minha própria mulher” para voltar Festival de Almada no próximo ano

A grande festa do teatro terminou na passada segunda-feira com a votação do espectáculo de honra e Prémios Carlos Porto   

- PUB -

O espectáculo de Honra do Festival de Almada em 2023 é “Eu sou a minha própria mulher”. A peça de Doug Wright, com encenação de Carlos Avilez e interpretação de Marco D’Almeida, foi votada pelo público no último dia da 39ª edição do Festival, para voltar à cena no próximo ano, mais uma vez entre 4 e 18 de Julho.

Na passada segunda-feira, foram também atribuídos no Palco Grande da Escola D. António da Costa os Prémios Internacionais de Jornalismo Carlos Porto, referentes aos textos publicados o ano passado na Comunicação Social, sobre o Festival de Almada. O Grande Prémio Carlos Porto foi entregue a Gonçalo Frota, pelo “conjunto de trabalhos de elevada qualidade e criatividade sobre o Festival de Almada, produzidos para o jornal Público”, refere a organização do Festival.

“Gonçalo Frota emerge, com uma quantidade, variedade e qualidade de temas relacionados com o Festival de Almada, que o tornam um vencedor ‘natural’”, comentou o júri.

- PUB -

O Prémio Carlos Porto – imprensa especializada, foi atribuído a Maria Leonor Nunes, pelos trabalhos publicados no Jornal de Letras, que foram considerados pelo júri como as “melhores peças em toda a imprensa especializada”.

Foram ainda atribuídas três Menções Honrosas a Caroline Châtelet, pelo texto “À Almada, le théâtre comme agora” publicado na revista “Jeu”, a Cristina Margato, pela entrevista a Édouard Louis “Temos de reconstruir a literatura que confronta o mundo”, publicada no jornal Expresso, e a Augusto M. Seabra, pelo artigo “O que devemos a Almada”, no jornal Público.

O Júri desta edição foi composto por um representante da Câmara Municipal de Almada, Carina Borges, do Departamento de Comunicação, pelo Sindicato dos Jornalistas, Luís Filipe Simões, em representação da Sociedade Portuguesa de Autores esteve João David Nunes, Francisco Belard do Clube de Jornalistas, e do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos CENA-STE Carla Bolito.

- PUB -

O Prémio Internacional de Jornalismo Carlos Porto homenageia desde 2009 o jornalista, crítico de teatro e dramaturgo, sendo este atribuído a autores dos melhores textos sobre o Festival de Almada publicados na imprensa portuguesa e estrangeira.

O prémio foi entregue por Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, Rodrigo Francisco, director do Festival de Almada e Teresa Porto, durante a cerimónia de encerramento da edição deste ano do Festival de Almada, onde estiveram presentes o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e o director-geral das Artes, Américo Rodrigues, que visitaram a exposição de homenagem ao arquito, cenógrafo e pintor José Manuel Castanheira. Almada, 19 de Julho de 2022.

“Foi com o coração cheio que [segunda-feira] estive no Palco Grande da Escola D. António da Costa para dizer até breve ao nosso querido Festival de Almada”, expressou Inês de Medeiros na sua conta de Facebook, e ainda: “Foi uma felicidade imensa ver a tremenda sede de saudade com que o público do Festival de Almada, sempre tão fiel e dedicado, voltou a encher salas, conferências, oficinas, discussões, concertos, vivendo a essência do Teatro”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Histórica estação rodoviária na 5 de Outubro vai dar lugar a supermercado Continente

Edifício está a ser alvo de estudos há cerca de uma semana, com o objectivo de abrir espaço do grupo Sonae

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -