11 Agosto 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalSão Pedro pelas ruas do Seixal a vários ritmos e também celebrado...

São Pedro pelas ruas do Seixal a vários ritmos e também celebrado nas águas do Tejo

O Parque Urbano da Quinta dos Franceses é um dos pontos centrais por onde vão passar várias actividades, da música à dança

- PUB -

O Festival Náutico Baía do Seixal está a decorrer até 3 de Julho, próximo domingo, sendo este um dos eventos que, este ano, integram o programa das Festas Populares de São Pedro do Seixal.

Destaca a Câmara Municipal que um dos pontos altos das festas é o Desfile Náutico Baía do Seixal assim como as visitas à caravela Vera Cruz e, a continuarem hoje, 28 de Junho, os percursos no bote de fragata Baía do Seixal, às 10h00, 11h30, 14h30 e 16h00.

No dia seguinte as viagens no bote são à 10h00, 11h30 e 15h00, enquanto dia 30 os percursos vão realizar-se à mesma hora de hoje, assim como a 1 de Julho. No segundo díade de Julho as saídas na fragata Baía do Seixal acontecem às 10h00, 11h30, 15h00 e 16h30, e o mesmo vai acontecer a 3 de Julho.

- PUB -

“A ligação ancestral ao rio Tejo é uma característica identitária do Seixal, pelo que fazemos questão de integrar no programa das nossas festas populares este festival náutico de embarcações tradicionais”, comenta o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos.

Ainda integrado nas Festas de São Pedro, hoje, 28 de Junho, às 22h00, Toy sobe ao palco principal no Parque Urbano da Quinta dos Franceses. Antes disso, às 21h30, desfilam as marchas populares pelas ruas do Seixal, com apresentação no Largo da Igreja, espaço onde às 23h30 se realiza o baile popular de São Pedro. Das 21h00 às 24 horas está a decorrer a iniciativa Estátuas Vivas – Arte da Imobilidade, no Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade e Av. D. Nuno Álvares Pereira.

Amanhã, quarta-feira, o palco do Parque Urbano recebe os Karetos, mas logo bem cedo, às 8h00, acontece a tradicional Marcha das Canas que vai percorrer as ruas do Seixal, numa organização da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense e Portugal Cultura e Recreio.

- PUB -

Às 10h45 realiza-se a procissão em viatura e bênção dos doentes e corporação de bombeiros do Seixal. A partida é do Largo da Igreja, com o cortejo a ser organizado pela paróquia local e a passar pela Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal e pela Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal. Termina no Largo da Igreja.
Entretanto, das 16h00 às 20h00, decorre a iniciativa Pinturas Tradicionais – Embarcações do Tejo, junto à Estação Náutica Baía do Seixal, numa iniciativa integrada no Festival Náutico Baía do Seixal. Para as 18h00 está marcada a procissão em honra a São Pedro pelas ruas do Seixal, organizada pela Paróquia do Seixal. Às 22h00, no Largo da Igreja, no palco 2, toca a Banda da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

Na quinta-feira, 30 de Junho, pelas 22h00 o palco principal recebe Fábia Rbordão, e os Brothers Soul vão estar no palco 2. Na sexta-feira, às 22h00, no palco grande do Parque Urbano da Quinta dos Franceses vai estar Lura, a celebrar os 20 anos de carreira. Das 18h00 às 23h30 horas há animação com personagens nas ruas da vila, entretanto às 22h00, actuam no Largo da Igreja os grupos musicais Coral Alentejano dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal, Coral Os Gralhas e o Coral Notas Soltas. Sábado, 2 de Julho, Teresa Salgueiro vai estar às 22h00 no palco principal.

Entre as 18h00 e as 23h30 volta às ruas a animação com personagens, sendo que para as 20h00 o programa inscreve a iniciativa São Pedro Solidário, com Zumba e animação musical, evento marcado para o Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal. Às 22h00 o Largo da Igreja volta a receber um concerto, desta vez pela Banda da Sociedade Filarmónica União Seixalense.

O último dia das Festas de São Pedro é a 3 de Julho, com o palco principal a receber os Peste & Sida às 22h00. Das 21h30 às 23.30 horas as ruas vão ver passar o Olhò Manjerico, e às 22h00, vai haver fados com Diana Soares e David Ventura, no Largo da Igreja.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

Histórica estação rodoviária na 5 de Outubro vai dar lugar a supermercado Continente

Edifício está a ser alvo de estudos há cerca de uma semana, com o objectivo de abrir espaço do grupo Sonae
- PUB -