6 Julho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeBaixa da Banheira distingue associações e personalidades da vila no Fórum Cultural

Baixa da Banheira distingue associações e personalidades da vila no Fórum Cultural

Evento juntou neste equipamento várias entidades do município

 

- PUB -

A União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira assinalou, recentemente, o Dia do Associativismo, durante um encontro que teve lugar no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, numa cerimónia que contou com as presenças da presidente deste órgão autárquico, Bárbara Dias, do presidente da Assembleia Municipal, António Duro, e do vereador que tutela este pelouro na Câmara da Moita, António Pereia, além de Abílio Marcos, vogal responsável por esta área na mesma Junta.

Na altura, foi destacado que esta área “é a vida em construção”, feita de avanços e de recuos, “numa sucessão de ciclos, de gerações que vão passando testemunhos, experiências, memórias, ideias, obras e construindo a vida”.

O responsável lembrou que o associativismo “nunca será algo acabado” e que nesta comunidade ocupa um espaço de vida social. “É onde se configuram de forma constante múltiplas relações e interações sociais, é na verdade um dos pilares de democratização cultural, um terreno muito específico onde se desenvolvem valores de socialização e as atitudes criativas que contribuem para a vida da comunidade”, assinalou.

- PUB -

Presentes no evento estiveram algumas associações desta União de Freguesias, tendo sido homenageadas, a par de algumas personalidades “que se distinguiram pela sua competência, serviço e dedicação”, nomeadamente, a Escola do Jogo do Pau do Concelho da Moita, o Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho, a Fraternidade Nuno Alvares – Núcleo São José Operário, assim como o Grupo Desportivo da Escola D. João I, o Grupo Amigos das Motos do Vale da Amoreira ou o Clube de Futebol “Os Barulhentos”, que tem o futebol como modalidade principal.

A estas instituições juntaram-se ainda o Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira (CRIVA), a União Desportiva e Cultural Banheirense, o Histórico Automóvel Clube, assim como o Grupo Coral Alentejano “O Sobreiro”, a Associação de Geminação da Baixa da Banheira e a Associação de Moradores da Zona Norte, além do Agrupamento 371 do CNE desta vila, o Sporting Clube Banheirense, Movimento Democrático das Mulheres, Clube União Banheirense “O Chinquilho” e o Ginásio Atlético Clube, a colectividade mais antiga da Baixa da Banheira.

Durante o evento foram ainda homenageados Ricardo Jesus, pelo trabalho em prol da comunidade, e Alexandre Marques, pelos 25 anos de trabalho e dedicação à geminação da vila com Ville Plaisir/Pinhel.

- PUB -

A cerimónia incluiu ainda homenagens a José Manuel Vera, pela dedicação e pelo trabalho em prol da comunidade, além do seu historial de vida associativa, e a José Pedro Pereira, pela dedicação à Escola do Jogo do Pau ao longo de vários anos.

A iniciativa foi animada por um apontamento musical da “Mabelle Blues Band”, que contou com a colaboração da associação BB Blues Portugal, o Grupo Coral do CRI e do Grupo Coral “Amizade”. A estes juntaram-se ainda o Grupo Coral Alentejano “O Sobreiro”, as marchas da União Desportiva e Cultural Banheirense e o hip hop do Clube União Banheirense “O Chinquilho”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

Pastelaria Abrantes fecha portas a poucos meses de fazer cem anos [actualizada]

Setubalenses têm recorrido às redes sociais para manifestar tristeza com a notícia, por se tratar de um espaço histórico
- PUB -