27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaCantautor Mário Lúcio em concerto na sala principal do Teatro Joaquim Benite

Cantautor Mário Lúcio em concerto na sala principal do Teatro Joaquim Benite

O músico e compositor cabo-verdiano vai ser acompanhado pelo coro e orquestra Gulbenkian, com direcção do maestro Rui Pinheiro

- PUB -

O cantautor Mário Lúcio vai estar na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, a 10 de Junho, onde será acompanhado pelo coro e Orquestra Gulbenkian. Na direcção da orquestra vai estar o maestro Rui Pinheiro.

Marcado para as 21h00, o concerto percorre um conjunto de temas de Mário Lúcio, e de outros autores. Cantor, compositor, pintor, escritor, pensador, Mário Lúcio é uma das figuras mais reconhecidas da cultura cabo-verdiana.

É também advogado e político, tendo exercido como deputado no parlamento e ministro da Cultura de Cabo Verde entre 2011 e 2016.

- PUB -

Como escritor, destacam-se o livro de poesia Nascimento de um mundo e ainda a obra Manifesto a crioulização, editada em 2021. Ganhou o Prémio Literário Carlos de Oliveira, em 2009, com Novíssimo Testamento, e em 2015 o Prémio Literário Miguel Torga com Biografia do Língua.

Desde muito novo que a música ocupa um papel importante na sua vida. É multi-instrumentista, arranjador e compõe nos principais estilos de música de Cabo Verde, como morna, funaná, batuque e coladeira.

Depois de participar em vários projectos musicais, na década de 1990 foi fundador e líder do grupo Simentera. É ainda director musical da companhia de dança Raiz di Polon.

- PUB -

Mário Lúcio foi cantado e gravado por Cesária Évora e muitos outros cantores cabo-verdianos como Mayra Andrade, Lura, Nancy Vieira, Lucibella, bem como por artistas do Brasil, Portugal, França e Itália.

O seu trabalho de pesquisa tem contribuído para a renovação e a modernização da música tradicional cabo-verdiana, tendo já lançado nove álbuns desde 1995; quatro deles com os Simentera e cinco a solo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -