23 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalCâmara do Seixal e RioSul estabeleceram parceria para reforçar visibilidade da cultura...

Câmara do Seixal e RioSul estabeleceram parceria para reforçar visibilidade da cultura local

São 53 associações e cerca de 100 projectos de expressão cultural que vão passar pelo centro comercial RioSul    

- PUB -

Uma parceria entre a Câmara do Seixal e a administração do RioSul permitiu abrir um espaço no centro comercial para dar a conhecer ao público as várias expressões de arte trabalhadas pelo movimento associativo do concelho. Trata-se do “Seixal Cultural”, arrancou no passado fim-de-semana e, nos próximos, até 22 de Maio, vai proporcionar espectáculos de várias expressões e de várias associações do concelho.

São actividades que vão do teatro ao cante alentejano, passando pelas expressões de cultura urbana e artes visuais, literatura, dança, folclore, música filarmónica, grupos corais e orquestras, entre tantas outras.

“Vão decorrer bastantes actividades, e todas elas importantes, sendo que a grande relevância vai para a adesão do movimento associativo do concelho do Seixal, que aderiu massivamente ao projecto apresentado pela Câmara Municipal”, comenta o vereador e vice-presidente da autarquia, Paulo Silva.

- PUB -

Vinca o autarca que o objectivo desta iniciativa é “dinamizar e dar visibilidade ao trabalho cultural do movimento associativo”, isto considerando que pelo RioSul passam cerca de oito milhões de pessoas por ano. “Este é um espaço comercial, mas pode ter diferentes valências, nomeadamente de ordem cultural”, comentou na altura da abertura do espaço o director do centro comercial no Seixal, Paulo Silva.

Ao todo, foram 53 as associações de cultura e apoio social que responderam ao desafio da Câmara Municipal para definir o “Seixal Cultural”, revela o vereador Paulo Silva. Estas apresentaram 100 projectos, que se traduzem em 40 iniciativas a passarem por 28 locais diferentes. “Queremos trazer a cultura para as ruas e parques urbanos com iniciativas em quase todo o concelho”, comenta o vice-presidente.

Nesta iniciativa participam ainda as associações dedicadas a apoiar pessoas com deficiência; a CERCISA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal e Almada e a Associação Nacional de Pais e Amigos Rett.

- PUB -

“Visitei a CERCISA e encheu-me a alma ver a alegria dos meninos a fazerem trabalhos para serem expostos no Seixal Cultural”, comenta Paulo Silva.

O vereador realça ainda a adesão a esta iniciativa de associações de emigrante que aproveitaram este evento para melhor dar a conhecer a cultura de Angola, Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe.

Nesta mostra no Rio Sul participam também com os seus trabalhos as artesãs do Águias Unidas do Fanqueiro.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -