26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeFestival da Família traz actividades a vários pontos das três freguesias de...

Festival da Família traz actividades a vários pontos das três freguesias de Sesimbra

Iniciativa comemora Dia Internacional da Família, assinalado a 15 de Maio

 

- PUB -

O projecto Família + realiza a segunda edição do Festival da Família nos próximos dias 14 e 15, como forma de comemorar o Dia Internacional da Família no concelho de Sesimbra.

A programação, que tem o desporto, a cultura e o lazer como eixos principais, centra as actividades de dia 14 nas freguesias do Castelo e de Santiago, enquanto no dia 15 o palco da iniciativa será a Quinta do Conde.

“O ano passado realizámos a primeira edição deste festival e estamos muito satisfeitos com o feedback muito positivo que recebemos. Muitas famílias tomaram conhecimento do projecto através deste evento”, começa por dizer Ana Elias, mestre em psicologia educacional, do projecto Família +, a O SETUBALENSE.

- PUB -

“As redes sociais por vezes não chegam a todos e o passar da palavra tem um grande impacto, que este ano contamos que possa ser ainda maior e que as famílias que ainda não tomaram conhecimento do Família + possam experimentar as iniciativas e tirar partido deste projecto, que é delas e para elas”, adianta.

O festival, organizado pelo projecto Família + e pela respectiva rede de parceiros, conta com uma caminhada ecológica, a partir das 10h30 do dia 14, na freguesia do Castelo, com ponto de encontro no Parque de Merendas João David, na Corredoura, organização da Junta de Freguesia, uma das entidades parceiras.

Para o mesmo dia está também marcada uma visita à Lapa do Fumo, às 09h30, com o Núcleo de Espeleologia da Costa Azul, “em que as famílias poderão entrar na gruta, observar a espeleologia e ter toda essa experiência, uma vez que é uma gruta que não está explorada”.

- PUB -

Na freguesia de Santiago, junto à Fortaleza, realizar-se-ão jogos tradicionais para toda a família, observação de fósseis do Museu Marítimo, enquadrada igualmente na comemoração do Dia dos Museus, e no Grémio – Clube Sesimbrense haverá tempo para ouvir a história “Monstro das cores”, seguido de um atelier associado à história para vivenciar em família.

Durante a tarde, pelas 15h00, o Parque Augusto Pólvora recebe o percurso de afectos, com o grupo Dynamicos, e às 16h30 a apresentação de uma performance pela companhia de teatro Entre Palcos, da associação Pipa.

Este espectáculo será também apresentado no dia 14 no Mercado Municipal da Quinta do Conde, às 11h00, enquadrado no Mercadinho de Palavras, organizado pela livraria social Mercado das Palavras com enfoque na literatura familiar.

Em agenda está também uma sessão de meditação, organizada com o espaço holístico Mandala da vida, cujo objectivo “é que os pais possam experimentar um momento de meditação com os filhos, aprender algumas estratégias para gerir momentos de ansiedade, para promover o relaxamento e também a própria relação e conexão entre pais e filhos”.

A 15, o Parque da Vila concentra a maioria das actividades, com excepção da canoagem para pais e filhos, no Centro Náutico da Câmara Municipal, na Lagoa de Albufeira, a começar pelas 09h30, e uma caminhada ritmada, com Eddy Silva, que se inicia no Centro Infantil do Centro Comunitário da Quinta do Conde, passa pelo Mercado Municipal e pela sede do Centro Comunitário e termina no Parque da Vila.

Gincanas ecológicas, ateliers de pintura com alimentos, performances, histórias, leituras encenadas, e jiu-jitsu e karaté em família são algumas das possibilidades, a par de treinos de futebol, jogos em família e actuações dos Gaiteiros da Freguesia, da Orquestra de Ukeleles e do Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra, “com interacção com as famílias, que vão poder experimentar esta dança e ficar a conhecer mais sobre o folclore”.

A organização espera, assim, que “cada família possa escolher as actividades mais significativas para si e desfrutar do fim-de-semana dedicado à família” e explica que “o facto de ser disperso pelo concelho tem como objectivo que as pessoas não tenham de se deslocar a outra freguesia para aderir às actividades”.

“Queremos que aconteça no concelho todo, próximo do sítio onde moram”. Todas as iniciativas são gratuitas e neste festival apenas é necessária inscrição prévia para a visita à Lapa do Fumo, a caminhada do Centro Infantil do Centro Comunitário, a caminhada ecológica na freguesia do Castelo e a actividade de canoagem, “pela logística que envolvem. Tudo o resto basta comparecer nos locais e horas marcadas”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -