18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalAmarelos da Carris implicam investimento da Câmara do Seixal em 8 milhões...

Amarelos da Carris implicam investimento da Câmara do Seixal em 8 milhões de euros neste mandato

A partir de 1 de Julho os amarelos da Carris Metropolitana começam a circular no concelho do Seixal

 

- PUB -

Os primeiros autocarros da Carris Metropolitana começam a circula no concelho do Seixal a 1 de Julho. A operadora Transportes Sul do Tejo (TST), pertencente à Arriva, vai continuar a operar no território seixalense, assim como em Almada e Sesimbra, mas agora dentro de outra logística, e com novos veículos.

Para a Câmara do Seixal, “a aquisição dos novos autocarros da Carris Metropolitana implica um financiamento municipal, neste mandato, de mais de 8 milhões de euros”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Santos.

Ou seja, os operadores como a TST “desaparecem e são substituídos por um serviço que tem uma marca que é a Carris Metropolitana”, explica Carlos Humberto, primeiro-secretário metropolitano. A isto acrescenta que o novo sistema de transportes públicos dentro dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa vai implicar também um “novo sistema de bilhética”.

- PUB -

Dentro da Península de Setúbal, estes novos bilhetes começam a ter de ser usados a partir de 1 de Julho, excepto nos concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, em que entram em vigor a 1 de Junho.

Entretanto, a 1 de Abril, comemoraram-se três anos desde que foi implementado o Passe Navegante. Um passe único de 40 euros que acabou com a multiplicidade de passes até então existentes a preços discrepantes e, muitos deles, bastante caros.

Esta medida implementada pelo Governo, então em regime de gerigonça, implicou também investimento da parte das autarquias. No caso da Câmara do Seixal, “financiou o novo passe social intermodal no valor de 8 milhões de euros desde a sua criação”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Santos.

- PUB -

“Uma importante medida”, acrescenta a autarquia em nota de Imprensa. “Constituiu a maior alteração tarifária dos últimos anos, que permite aos passageiros dos serviços de transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa viajarem em qualquer operador com um único passe no valor de 40 euros”. A isto acrescenta que acarretou “um investimento municipal de dois milhões de euros por ano”, o que “já beneficiou milhares de famílias”.

Ainda segundo a Câmara do Seixal, nos “últimos meses foram adquiridos 1 500 autocarros pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), no âmbito da marca Carris Metropolitana, que irá aumentar a oferta da rede de transporte colectivo de passageiros”.

No caso do concelho da Baía, a oferta vai aumentar em “cerca de 65% a partir de Julho de 2022”.

Recentemente, “o executivo camarário esteve nas instalações da TST do Laranjeiro para conhecer aqueles que serão os novos autocarros da frota a circular da nova operadora de transporte público rodoviário”.

Na altura, Joaquim Santos comentou que “naquilo que hoje é responsabilidade das autarquias, que é o transporte colectivo rodoviário de passageiros, a aquisição dos novos autocarros da Carris Metropolitana implica um financiamento municipal, neste mandato, de mais de 8 milhões de euros, a ser feito em prol da qualidade de vida da população”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -