29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeDead Combo sobem a palco do Fórum Luísa Todi este mês em...

Dead Combo sobem a palco do Fórum Luísa Todi este mês em jeito de despedida

Concertos a 29 e 30 de Setembro representam dois dos últimos momentos da dupla formada por Tó Trips e Pedro Gonçalves

 

- PUB -

Os setubalenses vão ter a oportunidade de ver dois dos últimos concertos dos Dead Combo, agendados para os dias 29 e 30 deste mês no Fórum Luísa Todi, uma vez que a banda vai terminar a carreira já em Dezembro próximo.

Os dois momentos de privilégio, a começar pelas 21h00, acontecem no âmbito do Festival Soam as Guitarras.

Os Dead Combo, compostos por Tó Trips e Pedro Gonçalves, são uma das mais emblemáticas bandas portuguesas das últimas duas décadas. A dupla juntou-se em 2003, data em que foi convidada por Henrique Amaro, da Antena 3, para compor e gravar “Paredes Ambiance” para o disco de homenagem a Carlos Paredes (Movimentos Perpétuos).

- PUB -

A partir de então, pode falar-se numa carreira de culto, recheada com prémios nacionais e internacionais, dos quais se destaca o “Álbum da Década”, atribuído pelo Jornal Expresso ao álbum “Lusitanea Playboys”, de 2008.

A participação no programa, dedicado a Lisboa, de Anthony Bourdon viria a ter reflexo no percurso dos Dead Combo, ao ficarem no Top 10 dos discos de World Music mais vendidos no iTunes americano.

Em 2015 “chegaram” a Hollywood, com dois dos seus temas a serem incluídos na banda sonora do filme “Focus”, protagonizado pela estrela Will Smith. Nesse mesmo ano, vencem o Globo de Ouro como a “Melhor Banda do Ano”.

- PUB -

Já 2017 levou-os a uma tour por vários teatros de Espanha, assim como a Cabo Verde, onde se deslocam integrados na comitiva da Presidência da República, à Turquia e a um importante Festival no Central Park, em Nova Iorque.

No ano seguinte gravam “Odeon Hotel”, disco com edição mundial que contou com a produção de Alain Johannes (Queens of Stone Age e PJ Harvey, entre outros) e com a colaboração do cantor americano Mark Lanegan.

A produção viria a receber os mais rasgados elogios da Imprensa especializada, levando-os a conquistar o prémio de “Melhor Grupo” nos Prémios Play, de 2019.

Este ano, tomaram a decisão de colocar fim ao grupo, não sem antes de dar início à Tour Fim, interrompida pela pandemia, que marca precisamente os 18 anos de vida de um grupo carismático, com meia dúzia de álbuns originais, muitas centenas de concertos nacionais e internacionais e a quase unanimidade da crítica especializada.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -