24 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeDead Combo sobem a palco do Fórum Luísa Todi este mês em...

Dead Combo sobem a palco do Fórum Luísa Todi este mês em jeito de despedida

Concertos a 29 e 30 de Setembro representam dois dos últimos momentos da dupla formada por Tó Trips e Pedro Gonçalves

 

- PUB -

Os setubalenses vão ter a oportunidade de ver dois dos últimos concertos dos Dead Combo, agendados para os dias 29 e 30 deste mês no Fórum Luísa Todi, uma vez que a banda vai terminar a carreira já em Dezembro próximo.

Os dois momentos de privilégio, a começar pelas 21h00, acontecem no âmbito do Festival Soam as Guitarras.

Os Dead Combo, compostos por Tó Trips e Pedro Gonçalves, são uma das mais emblemáticas bandas portuguesas das últimas duas décadas. A dupla juntou-se em 2003, data em que foi convidada por Henrique Amaro, da Antena 3, para compor e gravar “Paredes Ambiance” para o disco de homenagem a Carlos Paredes (Movimentos Perpétuos).

- PUB -

A partir de então, pode falar-se numa carreira de culto, recheada com prémios nacionais e internacionais, dos quais se destaca o “Álbum da Década”, atribuído pelo Jornal Expresso ao álbum “Lusitanea Playboys”, de 2008.

A participação no programa, dedicado a Lisboa, de Anthony Bourdon viria a ter reflexo no percurso dos Dead Combo, ao ficarem no Top 10 dos discos de World Music mais vendidos no iTunes americano.

Em 2015 “chegaram” a Hollywood, com dois dos seus temas a serem incluídos na banda sonora do filme “Focus”, protagonizado pela estrela Will Smith. Nesse mesmo ano, vencem o Globo de Ouro como a “Melhor Banda do Ano”.

- PUB -

Já 2017 levou-os a uma tour por vários teatros de Espanha, assim como a Cabo Verde, onde se deslocam integrados na comitiva da Presidência da República, à Turquia e a um importante Festival no Central Park, em Nova Iorque.

No ano seguinte gravam “Odeon Hotel”, disco com edição mundial que contou com a produção de Alain Johannes (Queens of Stone Age e PJ Harvey, entre outros) e com a colaboração do cantor americano Mark Lanegan.

A produção viria a receber os mais rasgados elogios da Imprensa especializada, levando-os a conquistar o prémio de “Melhor Grupo” nos Prémios Play, de 2019.

Este ano, tomaram a decisão de colocar fim ao grupo, não sem antes de dar início à Tour Fim, interrompida pela pandemia, que marca precisamente os 18 anos de vida de um grupo carismático, com meia dúzia de álbuns originais, muitas centenas de concertos nacionais e internacionais e a quase unanimidade da crítica especializada.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -