22 Outubro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Sociedade União Alentejana acolhe lançamento de livro sobre o Cante

União Alentejana acolhe lançamento de livro sobre o Cante

Apresentação está prevista para o final da tarde do dia 31 na Baixa da Banheira

 

- PUB -

A Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana, na freguesia da Baixa da Banheira, acolhe no próximo dia 31, pelas 18h00, o lançamento do livro de José Francisco Pereira e Maria Eduarda Rosa, intitulado “Tratado do Cante (Contributo)”.

A iniciativa, recorde-se, inicialmente prevista para 19 de Junho, acabou por ser adiada, na altura, devido à proibição de circulação de e para a Área Metropolitana da Lisboa aos fins-de-semana, no âmbito das medidas de prevenção decretadas pelo Governo relativamente à actual situação provocada pela pandemia.

Com entrada livre, a autarquia moitense volta agora a apontar uma nova data para a apresentação da obra, dirigida ao público em geral, estando esta sessão condicionada às regras da Direcção-Geral de Saúde, sendo igualmente transmitida pelo canal oficial do município no Youtube.

- PUB -

O trabalho em causa, acrescenta a Câmara da Moita, reúne “o maior número possível de informação sobre o Cante, com o objectvo de contribuir para a sua perenidade, servindo ainda como elemento de consulta aos interessados por esta temática”. Neste livro encontram-se alguns testemunhos de quem practicou esta forma de cantar, desde mestres a cantadores e cantadoras. Inclui igualmente o registo de trabalhos académicos e textos de quem, desde o século XIX, escreveu aquilo que sentia e pensava sobre “esta forma tão singular de cantar”.

Refira-se que a publicação se insere no projecto municipal “O Cante Também é Nosso”, que visa “a valorização desta cultura popular, declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO” a 27 de Novembro de 2014, no decorrer do Comité realizado em Paris (França).

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

Fica em prisão preventiva por esfaquear rival à porta de bar

Clientes travaram agressor e socorreram vítima

António Pereira: “Continuo a ver coisas no Vitória que não tenho visto nem na I Liga”

Eliminação da Taça de Portugal com o Vizela não esmoreceu aplausos aos atletas
- PUB -