26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeInvestigadora mexicana analisa perfil do aluno autónomo na Escola Técnica Profissional da...

Investigadora mexicana analisa perfil do aluno autónomo na Escola Técnica Profissional da Moita

Estrella Luna Muñoz está a desenvolver projecto até Novembro

 

- PUB -

A mexicana Estrella Luna Muñoz, investigadora, formadora e coordenadora de projectos de média, artes, educação, diálogo intercultural e integração social comunitária, encontra-se actualmente no ProHUB – Centro de Investigação & Inovação para o Ensino Profissional da Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM), para investigar, tanto as aprendizagens como a forma que este estabelecimento de ensino utiliza naquele espaço para este efeito.

O projecto da jovem licenciada, de 31 anos, iniciado em Março no México, Cabo Verde, Espanha, Honduras, Nicarágua e agora em Portugal, consiste em pesquisar “o aluno autónomo no planeamento e avaliação das suas aprendizagens no ensino profissional e as práticas pedagógicas usadas”, prossegue até ao mês de Novembro, tendo sido realizadas várias sessões e conversas com alunos, professores, tutores de turma e directores de curso.

Com os projectos já desenvolvidos nestes países, a investigadora tem agora como pretensão “inspirar, capacitar e apoiar os jovens a liderar o caminho em direcção a uma sociedade mais inclusiva, justa, resiliente e regenerativa”.

- PUB -

A investigação em causa surgiu da necessidade de orientar e construir, junto do aluno, o desenvolvimento de planeamento e auto-avaliação para um trabalho autónomo. Para isso, Estrella Muñoz analisa a utilização da metodologia, das práticas pedagógicas e dos instrumentos de (auto)regulação das aprendizagens utilizadas na ETPM, investigando a forma de articulação entre o Referencial de Inovação Pedagógica e o perfil do aluno, as tutorias de turma e aprendizagem autónoma.

Estrella Luna Muñoz iniciou a investigação em Março

Licenciada em Artes Visuais e Diploma de Inovação Educacional, pela Universidad Nacional Autónoma de México, com mestrado em Produção Artística (UPV), em Valência, na vizinha Espanha, e doutoramento em Educação com as TIC na Universidade de Lisboa, a tese desenvolvida por Estrella “esteve focada na literacia mediática e informacional para o empoderamento e e integração social dos jovens”.

A ETPM apoia e colabora com esta investigação, cujos “resultados vão servir para melhorar e/ou actualizar o nosso modelo, a forma como fazemos aprender, garantindo sempre o bem-estar do aluno e da equipa”, sublinha aquela escola.

- PUB -

Refira-se que a investigadora tem exercido funções como docente em diversas instituições de ensino online e presencial – como é o caso da Arab Academy, no Egipto –, e tem sido convidada a participar como oradora em várias conferências e congressos, algumas das quais organizadas pela UNESCO.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -