28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeSetúbal instala painéis informativos sobre a qualidade do ar em três pontos...

Setúbal instala painéis informativos sobre a qualidade do ar em três pontos do concelho

Estruturas encontram-se no Quebedo, Arcos e Camarinha, locais com estações de mediação das características do ar

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal procedeu recentemente à instalação “de um conjunto de painéis informativos nas três estações de medição da qualidade do ar” da cidade, situadas no Quebedo, nos Arcos e na Camarinha, com o objectivo de reforçar as informações relacionadas com “a qualidade do ar e os efeitos da poluição atmosférica na saúde humana”, explicou a autarquia em comunicado.

As novas estruturas, colocadas desde o final de Fevereiro no Jardim do Quebedo, na Escola Básica dos Arcos e na Escola Secundária D. João II, esclarecem assim a população, “por meio de ilustrações”, sobre “a origem dos poluentes atmosféricos, nomeadamente as principais fontes de poluição, e as transformações possíveis na atmosfera”.

Acompanhados de mapas, os painéis informativos, onde “as cores azul e verde se destacam, permitem igualmente aos munícipes perceberem quais os impactes da poluição atmosférica na saúde humana”. “Hábitos diários que melhoram a qualidade do ar, como a utilização dos transportes públicos, a realização de pequenas deslocações a pé ou de bicicleta, a limitação do uso do automóvel ao necessário e a aposta na mobilidade eléctrica e partilhada”, são também conteúdos disponíveis.

- PUB -

As três estações de medição da qualidade do ar sadinas, “com gestão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), estão equipadas com analisadores automáticos que monitorizam em tempo real e contínuo a concentração dos principais poluentes atmosféricos”. Os equipamentos da estação da Camarinha, localizada na D. João II, encontram-se neste momento em manutenção por parte da CCDR-LVT, devendo esta ser reactivada em breve.

Os dados produzidos nestas estruturas são “recolhidos para um sistema remoto de software, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, e disponibilizados na página da QualAr – Base de Dados Online da Qualidade do Ar”. De acordo com a autarquia, “em Setúbal os poluentes monitorizados são sobretudo primários, emitidos directamente para a atmosfera”.

A constante recolha de dados permite assim “alertar a população quando há episódios de poluição atmosférica e projectar medidas que a longo prazo promovam uma melhoria da qualidade do ar, especialmente importantes nos grupos cuja capacidade respiratória se encontra em formação ou debilitada”.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -