8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Sociedade Setúbal instala painéis informativos sobre a qualidade do ar em três pontos...

Setúbal instala painéis informativos sobre a qualidade do ar em três pontos do concelho

Estruturas encontram-se no Quebedo, Arcos e Camarinha, locais com estações de mediação das características do ar

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal procedeu recentemente à instalação “de um conjunto de painéis informativos nas três estações de medição da qualidade do ar” da cidade, situadas no Quebedo, nos Arcos e na Camarinha, com o objectivo de reforçar as informações relacionadas com “a qualidade do ar e os efeitos da poluição atmosférica na saúde humana”, explicou a autarquia em comunicado.

As novas estruturas, colocadas desde o final de Fevereiro no Jardim do Quebedo, na Escola Básica dos Arcos e na Escola Secundária D. João II, esclarecem assim a população, “por meio de ilustrações”, sobre “a origem dos poluentes atmosféricos, nomeadamente as principais fontes de poluição, e as transformações possíveis na atmosfera”.

Acompanhados de mapas, os painéis informativos, onde “as cores azul e verde se destacam, permitem igualmente aos munícipes perceberem quais os impactes da poluição atmosférica na saúde humana”. “Hábitos diários que melhoram a qualidade do ar, como a utilização dos transportes públicos, a realização de pequenas deslocações a pé ou de bicicleta, a limitação do uso do automóvel ao necessário e a aposta na mobilidade eléctrica e partilhada”, são também conteúdos disponíveis.

- PUB -

As três estações de medição da qualidade do ar sadinas, “com gestão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), estão equipadas com analisadores automáticos que monitorizam em tempo real e contínuo a concentração dos principais poluentes atmosféricos”. Os equipamentos da estação da Camarinha, localizada na D. João II, encontram-se neste momento em manutenção por parte da CCDR-LVT, devendo esta ser reactivada em breve.

Os dados produzidos nestas estruturas são “recolhidos para um sistema remoto de software, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, e disponibilizados na página da QualAr – Base de Dados Online da Qualidade do Ar”. De acordo com a autarquia, “em Setúbal os poluentes monitorizados são sobretudo primários, emitidos directamente para a atmosfera”.

A constante recolha de dados permite assim “alertar a população quando há episódios de poluição atmosférica e projectar medidas que a longo prazo promovam uma melhoria da qualidade do ar, especialmente importantes nos grupos cuja capacidade respiratória se encontra em formação ou debilitada”.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -