26 Setembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeEscola Técnica Profissional da Moita adapta-se e supera obstáculos com ajuda de...

Escola Técnica Profissional da Moita adapta-se e supera obstáculos com ajuda de alunos

Plano de Contingência e de [email protected]ância resultam de ajuste nas práticas pedagógicas

 

- PUB -

A Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) continua a resistir à crise pandémica e, em tempo de confinamento, afirma estar apostada em recusar parar de se reinventar, unindo esforços com os seus alunos “para que o tempo seja produtivo”, assegurando que todos os que frequentam aquele estabelecimento prossigam a sua aprendizagem, num local onde se sintam bem.

“Parece que estamos parados, que o tempo passa, que tudo travou, só que não”, afirma, lembrando que o ensino profissional “está cada vez mais integrado nos projectos de vida dos nossos jovens, com forte incidência no desenvolvimento de competências transversais e no desenvolvimento das aprendizagens com um sentido”, realça, baseadas em caminhos de sucesso, preparação para o mercado de trabalho, acesso ao ensino superior, com orientação vocacional e ensino inclusivo.

Apesar de parecer que a vida clicou no “pause” e que faz constantemente “rewind”, a ETPM rejeita esta realidade e “aposta na resiliência, com o trabalho colaborativo”, sempre em parceria com os seus alunos.

- PUB -

“O nosso Plano de Contingência e o Plano de [email protected]ância são resultado do ajuste e da conciliação das nossas práticas pedagógicas, da utilização de novas ferramentas e da renovação de mais instrumentos que reforçam essencialmente a relação professor-aluno nas sessões de aprendizagem”, sublinha, salientando que a promoção do bem-estar individual e colectivo continua a ser a sua meta principal.

“Somos uma escola de futuro”

A ETPM acrescenta que “aprendemos, inspiramos, ensinamos e vivemos com o olhar no futuro dos jovens”, razão pela qual acredita continuar a ser “uma escola de futuro”.

- PUB -

“É importante olhar para trás, aprender com as experiências, mas é crucial sentirmos o presente e trabalharmos para o futuro”, destaca, mostrando-se “seguros e confiantes no caminho a seguir”.

O estabelecimento de ensino profissional afirma estar lado a lado com as famílias, alunos e com a presente equipa rumo ao sucesso. “Somos todos ETPM”, indica, recordando que “somos pessoas que formam pessoas e que aprendem umas com as outras e que se fortalecem mutuamente”.

Por este motivo, continua a dizer não ao abandono escolar, ao negativismo e “a tudo que impeça os jovens de crescer e de se tornarem cidadãos activos”, num momento marcado pela incerteza provocada pela pandemia junto de uma geração que, ainda assim, continua a estar sinalizada “pela inovação e pela mudança”, conclui.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Reunião dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

Publireportagem: Sobral de Palmela, novo bairro vai crescer nos arredores da vila

Construtora Teixeira Duarte e o Architec Your Home projectam a construção de 34 villas numa área de 13 hectares junto à vila de Palmela
- PUB -