1 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeJazz à Vista…” nas telas de XicoFran patente na Galeria Augusto Cabrita

Jazz à Vista…” nas telas de XicoFran patente na Galeria Augusto Cabrita

Na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, no Seixal, está patente, até 5 de Dezembro, a exposição de pintura de XicoFran, “Jazz à Vista…”. Uma mostra enquadrada no programa SeixalJazz, cuja 21.ª edição está a decorrer até o próximo dia 25 de Outubro.

- PUB -

O pintor, de seu nome Francisco Fernandes, mas que gosta de ser tratado por XicoFran, oferece-nos um punhado deslumbrante de momentos ou de grandes figuras desta arte de origem afro-americana. A visão pictórica que nos dá de intérpretes como Ray Charles, Charles Parker, Billie Holiday, Brad Mehldau, Charles Mingus ou Ella Fitzgerald, nomes maiores do mundo jazzbandístico, é surpreendente a entusiasmante.

XicoFran é diplomado pela Escola Superior de Artes Decorativas e, refere a sua biografia que, “em “2002, quis a sorte que se cruzasse com António Inverno. O mestre, com a sua humildade e sabedoria, passou a XicoFran as mais importantes técnicas e conhecimentos, que o pintor não deixa até hoje de empregar nas suas obras, nomeadamente, o equilíbrio das telas e os magníficos pontos de luz”.

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, referindo-se à obra de XicoFran, sublinha que “é uma grande orquestra de cor, onde o ritmo frenético e inquieto brilha ao mesmo tempo que sentimos o intimismo sincopado dos grandes intérpretes e em que pressentimos a paixão pelas coisas mais simples do quotidiano, o que nos suscita uma profunda curiosidade”.

- PUB -

Nas telas de XicoFran, nascido em Luanda, em 1969, podem observar-se traços que remetem para a representação da silhueta do músico de jazz, conseguindo transmitir o arrastamento dos gestos e toda a vibração dos instrumentos.

Por José Augusto

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -