4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeJazz à Vista…” nas telas de XicoFran patente na Galeria Augusto Cabrita

Jazz à Vista…” nas telas de XicoFran patente na Galeria Augusto Cabrita

Na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, no Seixal, está patente, até 5 de Dezembro, a exposição de pintura de XicoFran, “Jazz à Vista…”. Uma mostra enquadrada no programa SeixalJazz, cuja 21.ª edição está a decorrer até o próximo dia 25 de Outubro.

- PUB -

O pintor, de seu nome Francisco Fernandes, mas que gosta de ser tratado por XicoFran, oferece-nos um punhado deslumbrante de momentos ou de grandes figuras desta arte de origem afro-americana. A visão pictórica que nos dá de intérpretes como Ray Charles, Charles Parker, Billie Holiday, Brad Mehldau, Charles Mingus ou Ella Fitzgerald, nomes maiores do mundo jazzbandístico, é surpreendente a entusiasmante.

XicoFran é diplomado pela Escola Superior de Artes Decorativas e, refere a sua biografia que, “em “2002, quis a sorte que se cruzasse com António Inverno. O mestre, com a sua humildade e sabedoria, passou a XicoFran as mais importantes técnicas e conhecimentos, que o pintor não deixa até hoje de empregar nas suas obras, nomeadamente, o equilíbrio das telas e os magníficos pontos de luz”.

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, referindo-se à obra de XicoFran, sublinha que “é uma grande orquestra de cor, onde o ritmo frenético e inquieto brilha ao mesmo tempo que sentimos o intimismo sincopado dos grandes intérpretes e em que pressentimos a paixão pelas coisas mais simples do quotidiano, o que nos suscita uma profunda curiosidade”.

- PUB -

Nas telas de XicoFran, nascido em Luanda, em 1969, podem observar-se traços que remetem para a representação da silhueta do músico de jazz, conseguindo transmitir o arrastamento dos gestos e toda a vibração dos instrumentos.

Por José Augusto

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -