25 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeO Setubalense ganha prémio de jornalismo da Rede Europeia Anti-Pobreza

O Setubalense ganha prémio de jornalismo da Rede Europeia Anti-Pobreza

Reportagem da jornalista Inês Antunes Malta conquistou terceiro lugar. Republicamos o trabalho, ao lado, nestas páginas

 

- PUB -

O SETUBALENSE conquistou o 3.° prémio de jornalismo “Analisar a pobreza na imprensa”, atribuído pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza na categoria Imprensa Regional, com a reportagem “Nosso Bairro, Nossa Cidade: a união faz a força entre os moradores”.

O trabalho jornalístico, da autoria de Inês Antunes Malta, sobre a dinâmica que o programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade” trouxe aos cinco bairros da Bela Vista, foi publicado na edição de 4 de Fevereiro de 2019.

O 1.º prémio da categoria Imprensa Regional foi atribuído ao jornalista João Chambino e ao fotojornalista Bruno Filipe Pires, pelo trabalho “Teatro das Figuras abre o ‘caminho certo’ nos bairros sociais de Faro”, publicado no Jornal Barlavento. O segundo, por seu turno, será entregue ao jornalista Alberto Oliveira e Silva pelo trabalho “Frigorífico solidário combate a pobreza envergonhada” para o Diário de Aveiro.

“Nosso Bairro, Nossa Cidade”: a união faz a força entre os moradores

- PUB -

Na categoria Imprensa Nacional, o jornal Público conquistou os três prémios, com os trabalhos “Portugal desconhece quantas pessoas vivem em pobreza energética”, da jornalista Ana Brito e do fotojornalista Adriano Miranda, “Paulo M. não é sem-abrigo de Natal mas de todas as estações do ano”, da jornalista Mariana Correia e do fotojornalista Paulo Pimenta, e “A pobreza passou dos mais velhos para jovens e as crianças”, de Raquel Martins, jornalista, e Manuel Roberto, fotojornalista.

De acordo com a organização, “os trabalhos jornalísticos propostos a concurso foram seleccionados e analisados pelas pessoas que constituem os 18 Conselhos Locais de Cidadãos – um por distrito – e finalmente seleccionados e avaliados por 4 elementos desse mesmo conselho que os representam”. Foram, no total, apreciados 45 trabalhos jornalísticos, dos quais 27 nacionais e 18 regionais.

- PUB -

Em ambas as categorias, nacional e regional, os premiados irão receber um prémio, peça assinada pela artista Teresa Almeida, juntamente com um certificado.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (Antiga Igreja da Misericórdia), no próximo dia 16 de Outubro, pelas 17 horas.
Esta é a segunda vez que O SETUBALENSE é premiado pela EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza na categoria Imprensa Regional. A primeira foi o ano passado, em que a reportagem sobre o bairro da Jamaica “esta é uma vitória nossa”, da jornalista Ana Martins Ventura e do fotojornalista Alex Gaspar, conquistou o primeiro lugar.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos
- PUB -