3 Dezembro 2022, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeO Setubalense ganha prémio de jornalismo da Rede Europeia Anti-Pobreza

O Setubalense ganha prémio de jornalismo da Rede Europeia Anti-Pobreza

Reportagem da jornalista Inês Antunes Malta conquistou terceiro lugar. Republicamos o trabalho, ao lado, nestas páginas

 

- PUB -

O SETUBALENSE conquistou o 3.° prémio de jornalismo “Analisar a pobreza na imprensa”, atribuído pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza na categoria Imprensa Regional, com a reportagem “Nosso Bairro, Nossa Cidade: a união faz a força entre os moradores”.

O trabalho jornalístico, da autoria de Inês Antunes Malta, sobre a dinâmica que o programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade” trouxe aos cinco bairros da Bela Vista, foi publicado na edição de 4 de Fevereiro de 2019.

O 1.º prémio da categoria Imprensa Regional foi atribuído ao jornalista João Chambino e ao fotojornalista Bruno Filipe Pires, pelo trabalho “Teatro das Figuras abre o ‘caminho certo’ nos bairros sociais de Faro”, publicado no Jornal Barlavento. O segundo, por seu turno, será entregue ao jornalista Alberto Oliveira e Silva pelo trabalho “Frigorífico solidário combate a pobreza envergonhada” para o Diário de Aveiro.

“Nosso Bairro, Nossa Cidade”: a união faz a força entre os moradores

- PUB -

Na categoria Imprensa Nacional, o jornal Público conquistou os três prémios, com os trabalhos “Portugal desconhece quantas pessoas vivem em pobreza energética”, da jornalista Ana Brito e do fotojornalista Adriano Miranda, “Paulo M. não é sem-abrigo de Natal mas de todas as estações do ano”, da jornalista Mariana Correia e do fotojornalista Paulo Pimenta, e “A pobreza passou dos mais velhos para jovens e as crianças”, de Raquel Martins, jornalista, e Manuel Roberto, fotojornalista.

De acordo com a organização, “os trabalhos jornalísticos propostos a concurso foram seleccionados e analisados pelas pessoas que constituem os 18 Conselhos Locais de Cidadãos – um por distrito – e finalmente seleccionados e avaliados por 4 elementos desse mesmo conselho que os representam”. Foram, no total, apreciados 45 trabalhos jornalísticos, dos quais 27 nacionais e 18 regionais.

- PUB -

Em ambas as categorias, nacional e regional, os premiados irão receber um prémio, peça assinada pela artista Teresa Almeida, juntamente com um certificado.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (Antiga Igreja da Misericórdia), no próximo dia 16 de Outubro, pelas 17 horas.
Esta é a segunda vez que O SETUBALENSE é premiado pela EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza na categoria Imprensa Regional. A primeira foi o ano passado, em que a reportagem sobre o bairro da Jamaica “esta é uma vitória nossa”, da jornalista Ana Martins Ventura e do fotojornalista Alex Gaspar, conquistou o primeiro lugar.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -