23 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeChaminés da central termoeléctrica das Praias do Sado já foram derrubadas

Chaminés da central termoeléctrica das Praias do Sado já foram derrubadas [com vídeos]

Torres de 200 metros de altura foram demolidas por implosão. A primeira desmoronou-se na vertical mas a segunda caiu para o lado

 

- PUB -

A EDP concluiu este domingo com êxito o derrube das duas chaminés de 200 metros de altura da central termoeléctrica de Setúbal, depois do adiamento da operação no passado dia 6 de março, devido a um problema num detonador.

Poucos segundos depois das 13 horas, a detonação dos explosivos fez cair as duas torres. A primeira desmoronou-se numa implosão mais perfeita mas a segunda caiu inteira para o lado.

A empresa informou que a operação de derrube das duas chaminés insere-se na estratégia da empresa de promover uma aposta crescente em energias renováveis através da descarbonização e da eletrificação do consumo.

- PUB -

“Com este desmantelamento, estamos a criar as condições no terreno para viabilizar um espaço que possa receber um projeto sustentável no futuro, um projecto que faça parte da transição energética”, refere, no comunicado, o presidente da EDP Produção, Rui Teixeira.

“Não temos ainda um projeto definido, mas gostaríamos muito que pudesse ser, por exemplo, um parque solar”, acrescenta o responsável da EDP.

- PUB -

Na operação de demolição das duas chaminés, que foi efetuada pela empresa Maxam, especialista na utilização de explosivos para este tipo de actividades, foram utilizados entre 150 e 200 quilogramas de explosivos em cada uma das duas chaminés.

Construída no final da década de 70 do século passado, a Central Termoelétrica de Setúbal, localizada na zona industrial península da Mitrena, esteve mais de 30 anos em funcionamento, desde 1978 a 2013, estava equipada com quatro grupos de geradores e chegou a abastecer 25% da população portuguesa em território continental.

O Setubalense não conseguiu directo

A transmissão da demolição das chaminés, que O SETUBALENSE tinha anunciado e tencionava fazer em directo, através do Facebook, falhou. Um minuto antes da explosão, percebemos que o equipamento não estava na posição correcta e, ao tentarmos corrigir, não conseguimos estar online no momento que interessava.

Pedimos desculpa a quem pretendia acompanhar connosco e agradecemos as mensagens de compreensão que nos foram enviadas. Ajudaram a aliviar um pouco a frustração.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -