2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAeroporto Montijo: Governo admite alargar reabilitação de edifícios na Baixa da Banheira

Aeroporto Montijo: Governo admite alargar reabilitação de edifícios na Baixa da Banheira

Rui Garcia diz que nunca desistirá de diálogo. Hoje é a vez de Joaquim Santos reunir com Costa

 

- PUB -

O ministro do Ambiente anunciou ontem, após reunião com o autarca Rui Garcia, que será avaliada a necessidade de alargar a reabilitação de edifícios na Baixa da Banheira, na Moita, para minimizar o ruído causado pelo novo aeroporto, mas o autarca mantém-se contra a infra-estrutura.

Segundo João Matos Fernandes, a Câmara da Moita “desenhou uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) para a Baixa da Banheira” que tem uma “área superior” às intervenções já previstas e que serão financiadas pela ANA – Aeroportos de Portugal.

“Para todo esse território vamos trabalhar com uma equipa técnica que vai ser constituída já, para que a ARU e as suas intervenções previstas, que são também no espaço público, venham todas elas a ser concretizadas”, adiantou o governante, em declarações aos jornalistas na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa.

- PUB -

Matos Fernandes admitiu que persiste “um pano de fundo de divergência de opiniões”, mas garantiu que o Governo “não desvaloriza em nada os impactos ambientais, que, no caso do ruído, serão objectivamente aumentados no concelho da Moita e muito particularmente na Baixa da Banheira e no Vale da Amoreira”.

Segundo a Declaração de Impacte Ambiental (DIA), a ANA deve investir 15 a 20 milhões de euros em medidas de mitigação do ruído, e, de acordo com o ministro, esta intervenção terá “um valor estimado, por fogo, entre os 10 a 15 mil euros”.

No entanto, devido à divergência existente com o município da Moita, o Governo está a equacionar alargar esta área de intervenção, o que será avaliado por uma equipa constituída pela Direcção-Geral do Território, pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

- PUB -

Apesar desta medida, o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia (CDU), reafirmou estar contra a construção do aeroporto no Montijo, garantindo que “não há forma de mudar o parecer porque sustenta-se numa avaliação directa sobre os impactos no território e na população”. Ainda assim, indicou que também não deixará de “defender os interesses da população”, caso seja tomada a decisão de avançar com o projecto.

“Queremos assegurar que vamos conseguir obter para o nosso território e para as nossas populações as melhores opções possíveis e, por isso, nunca desistiremos de dialogar com o Governo e apresentar as nossas reivindicações”, explicou.

Hoje, o primeiro-ministro, António Costa, reúne-se com o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos (CDU), que também se pronunciou desfavoravelmente.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -