20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedade"Hortas Pedagógicas" em Santo André tornam alunos "pequenos agricultores"

“Hortas Pedagógicas” em Santo André tornam alunos “pequenos agricultores”

A Junta de Freguesia de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), lançou hoje o projeto “Hortas Pedagógicas” nas escolas básicas do 1.º ciclo, desafiando alunos e professores a cultivarem produtos hortícolas em ambiente escolar.

Na primeira ação, realizada hoje na Escola Básica n.º 4 de Vila Nova de Santo André, os alunos foram convidados a plantar mais de 200 pés de alfaces, cenouras, couves e cebolas nas 10 parcelas de terreno criadas para o efeito no recinto do estabelecimento de ensino.

- PUB -

“O projeto visa devolver às crianças o hábito do contacto com a terra, com uma economia sustentável e circular, com as preocupações ambientais, e criar uma dinâmica entre os alunos, professores e educadores de preocupação para todas estas questões”, explicou à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho.

No total, o projeto das “Hortas Pedagógicas” prevê a plantação de 26 parcelas de terreno, uma parcela por turma, distribuídas pelas escolas básicas do 1.º ciclo, incluindo a zona rural da freguesia de Santo André, no litoral alentejano.

“Queremos que as crianças conheçam os produtos, as plantas, que saibam quando é que se pode plantar, qual a frequência de rega para cada planta, quanto tempo demora a crescer, como se apanha e como se semeia”, acrescentou o autarca.

- PUB -

A monitorização é feita pelos alunos, professores e educadores de cada estabelecimento de ensino, que ficarão responsáveis por tarefas como a rega, limpeza e manutenção das pequenas “leiras”, promovendo um desenvolvimento sustentável dos produtos.

“Os professores e educadores estão entusiasmados e por isso contamos com a sua dedicação. No verão, durante a interrupção letiva, será a junta de freguesia responsável pela manutenção das hortas para assegurar que o trabalho que é feito ao longo do ano escolar não é prejudicado”, disse.

De acordo com o autarca, “os produtos frescos, cultivados pelos ‘pequenos agricultores’, serão aproveitados para as refeições familiares”.

- PUB -

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -