26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeSetúbal assinala os 267 anos de Luísa Todi

Setúbal assinala os 267 anos de Luísa Todi

Várias instituições culturais, políticas e sociais da cidade prestaram homenagem a Luísa Rosa de Aguiar; a mulher do povo que veio a ter voz como Luísa Todi

- PUB -

 

 

 

- PUB -

 

A cantora lírica Luísa Todi que marcou Portugal e a Europa no século XVIII, nasceu há 267 anos em Setúbal, a 9 de Janeiro. A data foi assinalada, mais uma vez, com a deposição de flores na gorieta em sua homenagem, na avenida com o seu nome, no centro da cidade.

“A narrativa histórica do papel que esta cantora teve no século XVIII foi absolutamente extraordinário espalhando a sua competência vocal por toda a Europa de Nápoles a S. Petersburgo, de Paris a Madrid. Devemos ter enorme orgulho em termos um vulto como Luísa Todi”, afirmava o vereador Pedro Pina depois da cerimónia pública.

- PUB -

Para o vereador da Cultura da Câmara de Setúbal, que depôs uma coroa de flores defronte do busto erguido em homenagem à cantora lírica, referiu-se a Luísa Todi como uma cantora que desempenhou, no seu tempo, “um papel na música clássica absolutamente inesquecível”.

Apesar da relevância da cantora no panorama cultural português, o seu nome é muito menos falado do que o do poeta Bocage. “É verdade que Luísa Todi é muito conhecida em Setúbal, mas não tanto no país”, reconhece o autarca, isto apesar do município de Setúbal “fazer a sua parte na divulgação e perpetuação da memória de Luísa Todi”.

Para Pedro Pina seria importante “pensar um conjunto de projectos com o Ministério da Cultura e outras entidades para divulgar o talento e nome da cantora”, mas de todo o modo, “as instituições que enunciam no seu próprio nome o nome da cantora lírica fazem um papel importante nesta divulgação. Mas claro que se pode fazer mais”, afirma.

A cerimónia dos 267 anos contou com a deposição de flores pelos presidentes da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e do Coral Luísa Todi, Luís Fernandes, e por representantes da direcção da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Rui Farinho e da Universidade Sénior de Setúbal, Maria do Carmo Branco.

Presentes na cerimónia estiveram também o comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, Paulo Lamego, e representantes do Centro de Estudos Bocageanos, do Rotary Clube de Setúbal, do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida e da Força Aérea Portuguesa.

As comemorações do 267.º aniversário da cantora lírica prosseguiram no início da tarde nos Serviços Centrais da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, com a apresentação do romance biográfico “Minha Irmã Luísa Todi”, de Maria Helena Ventura.

Da Rua da Brasileira até às cortes europeias

Luísa Todi, baptizada Luísa Rosa de Aguiar, nasceu em Setúbal, na actual Rua da Brasileira, no Bairro do Troino, e morreu em Lisboa a 1 de Outubro de 1833, com 80 anos.

Em 1768 começou a sua carreira como actriz de comédia no “Tartufo”, de Molière, dedicando-se ao canto lírico apenas após o casamento com o napolitano Francisco Xavier Todi, violinista da orquestra do teatro.

Luísa Todi foi protagonista de uma carreira internacional riquíssima que a levou a actuar nos principais palcos europeus e a ser disputada pelas cortes espanhola, francesa, prussiana e russa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -